Trabalho

Saiba como manter a saúde mental e a boa produtividade durante o home office

Veja dicas que podem minimizar os impactos negativos acometidos pelo trabalho remoto e pelo isolamento social

Foto: Foto: Pixabay

A chegada da pandemia fez com que muitas empresas aderissem ao home office com o objetivo de preservar a saúde dos colaboradores e não expô-los a uma possível contaminação pelo coronavírus. Com isso, trabalhar em casa se tornou mais prático para muitas pessoas. Por outro lado, o excesso de cobrança para manter o nível de qualidade de trabalho, a solidão por não estar rodeada de pessoas e não saber lidar com as atividades pessoais e profissionais juntas, podem se tornar massacrantes.

Tendo esse cenário em vista, Grazi Piva, que é diretora executiva de uma empresa de consultoria de RH, desenvolveu orientações e reflexões de como se adaptar ao home office de forma saudável, ter um dia produtivo e não sofrer com a rotina diária estando em casa.

Grazi explica que o isolamento social já pode ser um fator que desperta movimentos negativos. 

"Solidão e excesso de trabalho estão relacionados ao aumento de casos de estresse, ansiedade e depressão. Por isso, é fundamental manter uma rotina e se desconectar quando necessário".

Confira as dicas:

Tenha rotina

Organize a rotina de trabalho como se estivesse sendo exercida presencialmente. Com uma definição específica para iniciar e finalizar o expediente, será mais fácil administrar o trabalho home office e ter períodos de descanso. Para pais e mães, tal organização é fundamental para que as crianças também tenham um tempo de convivência com eles. Não está fácil para ninguém e não existe receita mágica, mas a rotina será sempre uma grande aliada.

Estabeleça metas

No trabalho home office existem horários mais flexíveis, que podem acarretar na procrastinação ou no excesso de jornada. Por este motivo, é importante que sejam definidas algumas metas para serem cumpridas em determinados períodos, como número de atividades que serão executadas em um dia ou em um período específico (os planners podem ser ótimos aliados). Assim, o dia pode ser melhor gerenciado de uma forma que o trabalhador não ultrapasse o período de trabalho ou seja imprudente com os compromissos profissionais.

Aprenda a dizer não! Isso é importante para definir prioridade

O "não" possibilita o profissional a chegar mais perto daquilo que deseja e coloca ele como protagonista da história. Quando aprendemos dizer não, aquele espaço para terceirizar a culpa para o outro some, pois já não existe mais alguém pautando a nossa existência, ou seja, você assume as suas rédeas.

Tenha uma estação de trabalho

O home office não precisa significar que toda a residência se tornou um lugar de trabalho. É importante que exista uma divisão espacial que indique o momento de trabalho e ter uma estação que contribui com esse processo. Nela estarão seus documentos profissionais e as ferramentas necessárias para a execução de suas atividades diárias. Deixe sempre o local organizado e com sua identidade.

Faça check-lists

Por vezes, o sentimento de sobrecarga e a culpa  pelo acúmulo de tarefas pode surgir. Fazer listas de pendências ajuda na definição de prioridades e na visualização de tarefas a serem cumpridas de uma maneira holística. Em muitos casos, os problemas e as pendências não são tão extensos quanto parecem. Os check-lists, além de tornar o trabalho mais produtivo, ajudam também a estabelecer metas de produtividade, bem como realizar o registro de possíveis dificuldades e avanços no cumprimento das metas definidas. Eles podem incluir atividades profissionais e atividades domésticas, como a ida ao supermercado, a prática de atividades física e momentos de lazer.

Converse

O trabalho home office pode gerar solidão e desconexão com as pessoas. Como humanos, a comunicação com o próximo é de extrema necessidade para o fortalecimento de identidades e para a sensação de pertencimento. Por isso, busque conversar com amigos, familiares e colegas de trabalho - em muitos casos isso também ajuda a ver que as angústias são comuns a outras pessoas.

Tenha compromissos extraprofissionais

A pandemia pode gerar ansiedade e dificultar a separação de atividades domésticas, profissionais e pessoais. Sendo assim, é importante ter uma agenda de atividades que não estejam associadas ao trabalho, como um horário para uma reunião virtual com amigos, uma atividade com os filhos, uma ida ao supermercado, uma volta de bicicleta (quando possível), nunca esquecendo a máscara de proteção.

Invista em momentos de descontração

Quando compartilhamos o espaço de trabalho com a família e atividades domésticas, podemos perder a conexão com nossa própria identidade. Construir uma playlist com músicas que gostamos pode nos conectar com memórias afetivas e gerar bem-estar psíquico. Além disso, os livros podem ser um meio de comunicação com o mundo exterior e de desconexão com com fontes de informações massivas. 

Durante a leitura é possível relaxar por meio da conexão com a história e da reflexão sobre ela. Outro momento que tem sido muito investido na pandemia, é estar mais perto das plantas. Cultivar um jardim ou uma horta é uma forma de contribuir com a adoção de práticas sustentáveis de cultivo, com o meio ambiente e também com a nossa relação com a natureza e com o tempo. Esse período dedicado ao cultivo gera prazer e bem-estar e pode reduzir a ansiedade.

Pratique atividade física

A prática de atividade física, além de promover hábitos saudáveis, também contribui com a inserção de ações que te desvinculam da rotina de trabalho. Caminhar ao ar livre ou pedalar, por exemplo, são modos de desconectar a mente das atividades profissionais. Além disso, tornar a prática de atividade física um hábito demandará a inserção de horários para que ela seja realizada, reduzindo o tempo que pode ser dedicado ao trabalho eletivo. Um corpo saudável será sempre mais produtivo.

Alimente-se de maneira saudável e faça pausas

Quando uma pessoa possui hábitos alimentares não saudáveis, ela costuma optar pelo consumo de alimentos preparados de maneira instantânea, como fast-foods e comidas congeladas. Com isso, muitas vezes, a pausa do almoõ não é utilizada da maneira adequada.

Quando as refeições incluem alimentos saudáveis, como saladas e grãos, os hábitos de consumo também são modificados e passam a incluir o ritual de se sentar à mesa e realizar a refeição de maneira mais lenta. Esse processo é um meio de melhoria dos hábitos alimentares, redução da ansiedade e de descanso. Levantar-se, andar pela casa, pegar uma água ou um café, contribui com a inserção de pausas durante o trabalho, que são necessárias para que sejam mantidas as condições ergonômicas adequadas ao trabalho.

Seja original e desconecte-se

Seja fiel a própria identidade, valores e essência. Viver somente para se encaixar em dinâmicas, grupos e situações, constrói muitas emoções negativas e acabam com o humor e a saúde. Então, olhe para dentro, conheça seus limites, paixões e sonhos. Tenha claro o que você quer para você. Isso não é egoísmo e sim sinônimo de bem-estar e vitalidade.

 Outro ponto é: desconecte-se um pouco, pois diariamente, recebemos um número imenso de informações. No caso do trabalho, quando temos os e-mails e contatos profissionais em nossos telefones, se torna difícil evitar dar respostas de maneira imediata. Sendo assim, é importante ter um momento de desconexão de redes sociais e caixas de e-mail que estejam relacionadas ao trabalho, para que a vida possa ser vivida para além dele. Diminuir as notificações dos smartphones e estabelecer horários para uso de e-mails, pode ser uma ótima estratégia.