Trabalho

De graça: Ifes vai abrir 2,8 mil vagas para cursos de programação de computadores

O Programe-se e Reprograme-se têm como público-alvo estudantes do ensino médio da rede pública, além de jovens e adultos sem profissão ou que desejam mudar de área de atuação

Foto: Divulgação

Jovens, adultos, estudante do ensino médio que buscam se qualificar e se preparar para mercado de trabalho ou desejam uma nova área de atuação, terão a oportunidade de fazer cursos gratuitos na área de Tecnologia, por meio do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Ao todo, são 2.850 vagas disponíveis. 

A inciativa está sendo desenvolvida pela Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on) com o Ifes. O Programe-se e Reprograme-se têm como público-alvo estudantes do ensino médio da rede pública, além de jovens e adultos sem profissão ou que desejam mudar de área de atuação. 

Segundo o instituto, o foco da ação é atender a forte demanda por profissionais em desenvolvimento de software. Além disso, ambos os programas são gratuitos e com público-alvo focado em pessoas que não possuem condições de pagar por formação similar.

Conheça os programas

PROGRAMA-SE

Aproximadamente 550 vagas serão ofertadas. O curso terá uma duração de dois semestres, sendo 40% da carga horária presencial e 60% a distância. O objetivo é desenvolver nos alunos o interesse na área de Tecnologia da Informação (TI).

Segundo os organizadores, a formação do programa é para preparar programadores de software e para isso serão utilizadas variadas abordagens pedagógicas como robótica e jogos digitais. 

A ideia é inserir os jovens estudantes, em estágio inicial de formação, no mercado de tecnologia; o que mais emprega no Estado e que oferece altos salários.

A previsão inicial é que o Programe-se atenda os municípios de Alegre, Barra de São Francisco, Colatina, Linhares, São Mateus e Guarapari, sendo este último núcleo com duas turmas, com uma exclusiva para as meninas.

REPROGRAMA-SE

Neste modelo, o curso será ofertado de maneira 100% online, com foco em capacitar ou recapacitar jovens e adultos, sem limite de idade, que já passaram pelo ensino médio, ou mesmo queiram mudar de área em busca de melhores oportunidades.

Ao  todo, serão ofertadas 2.300 vagas ofertadas para 16 municípios: Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Linhares, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Santa Teresa, São Mateus, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

O Reprograme-se terá um acompanhamento intensivo de tutores para assistir e contribuir com a evolução dos alunos. A aposta da Act!on é que grande parte dos alunos sejam absorvidos pelo mercado capixaba, com a expectativa salarial que pode chegar a mais de R$ 5.000,00 em alguns poucos anos.

As inscrições para o processo de seleção serão por meio de um portal a ser lançado em breve.

Pontos moeda