Trabalho

Aprenda 9 dicas para conquistar uma promoção no trabalho

Além de representar mais ganhos financeiros, subir de posição numa empresa é um reconhecimento e ajuda a manter as equipes motivadas

Foto: Freepik

Crescer profissionalmente é a meta de 100% dos trabalhadores no Brasil. Além de representar mais ganhos financeiros, a sonhada promoção é um reconhecimento e ajuda a manter as equipes motivadas. 

Entretanto, quanto mais alto é o nível gerencial, menor é a quantidade de vagas disponíveis. Como conseguir a promoção?

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Para ajudar quem almeja novos voos na carreira, a especialista Fátima Guimarães, da Job Finders RH, reuniu nove dicas importantes. Há mais de 20 anos, ela trabalha com recrutamento para vagas em grandes empresas e já ajudou mais de 15 mil pessoas a se recolocar no mercado de trabalho. Confira!

1. Domine o que você já faz

Antes de pensar em uma promoção, você precisa dominar 100% o seu escopo de trabalho e estar pronto para ensinar outras pessoas a fazer o que você faz. 

Organize seus processos, liste as coisas que funcionam e as que tendem a dar errado, e pense em como é possível ser ainda mais assertivo.

2. Estude

Se você quer crescer e contribuir estrategicamente para a companhia, precisa se informar sobre o mercado de atuação e consumir todas as notícias sobre os rumos que a empresa pretende tomar. Isso demonstra o seu interesse em colaborar. 

Fique atento aos comunicados internos e a tudo o que for publicado externamente, como o Linkedin, veículos que cobrem o setor e entrevistas concedidas pelos executivos.

3. Expresse seu objetivo

Se você sabe que uma vaga interessante está disponível, converse com o responsável pelo processo seletivo e se candidate. Não espere que ninguém adivinhe o seu interesse. O mundo do trabalho requer clareza e isso inclui comunicação assertiva.

4. Venda seu peixe

Os processos de promoção costumam ser semelhantes aos de seleção, ou seja, provavelmente você será entrevistado por pessoas com quem não convive. 

Por mais que elas já tenham ouvido falar do seu trabalho, esteja pronto para falar sobre as suas credenciais, trajetória profissional e objetivos dentro da companhia.

5. Não minta

Infelizmente, alguns candidatos fornecem informações falsas durante os processos seletivos. 

Entretanto, se você busca uma promoção e não é 100% honesto em alguma etapa pode acabar sendo desmascarado por algum colega e até demitido.

6. Contribua com o time

Ser promovido é sempre ganhar mais tarefas e responsabilidades. Ao buscar o seu crescimento, tenha em mente que vai precisar outras pessoas a se desenvolverem para alcançar seus próprios objetivos. Liderar é servir.

7. Seja pontual

Chegar no horário não custa nada e é o básico. Ninguém promove um funcionário que chega atrasado todos os dias. 

Esta ainda é uma variável que o empregador valoriza bastante. Como diz Cristiano Ronaldo: sem disciplina, o talento não serve para nada.

8. Escute ativamente

Quando pensar no relacionamento interpessoal, priorize a escuta ativa, entenda as demandas das pessoas ao seu redor e como a empresa as impacta. 

Não pense que as únicas opiniões que importam são as suas, ouvir o time ajuda a transformá-lo em um líder.

9. Pense antes de falar

Nem tudo o que você pensa, é adequado ao mundo corporativo. Falar absolutamente tudo o que se pensa é imaturidade. 

Avalie como as suas palavras podem impactar seus gestores e liderados.