Trabalho

Investimento bilionário: expansão de siderúrgica vai gerar mais de 700 empregos no ES

Durante as obras e intervenções, serão criados 700 empregos diretos, e após a conclusão, haverá 120 novos postos de trabalho permanentes

Foto: Divulgação

O Grupo Simec, especializado na produção de barras, perfis e vergalhões em aço, está investindo cerca de R$ 1,5 bilhão na modernização e expansão de sua usina siderúrgica, localizada em Cariacica. Durante as obras e intervenções, serão criados 700 empregos diretos, e após a conclusão, haverá 120 novos postos de trabalho permanentes.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Aa multinacional, reconhecida como uma das principais empresas do setor de aços especiais na América do Norte, está sendo beneficiada pelo Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES).

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento do estado, Ricardo Ferraço, visitou pessoalmente a empresa para acompanhar o trabalho e destacou que esse é o maior investimento do Grupo Simec no Espírito Santo. 

Ele ressaltou o potencial da planta industrial da Simec para gerar mais oportunidades, incluindo maior emprego, renda, eficiência ambiental, produção e competitividade.

 "A concessão da licença ambiental confirma o potencial que a planta industrial da Simec aqui no Espírito Santo tem para gerar mais oportunidades. Crescendo, serão mais postos de trabalho, mais renda, maior eficiência ambiental, maior produção e maior competitividade”, disse.

Ferraço também mencionou o novo ciclo de investimentos da empresa em Cariacica, focado na modernização e expansão das estruturas. Ele enfatizou que a Simec é uma das maiores recicladoras de sucata do país, utilizando esse material como matéria-prima e contribuindo para a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.

"Aqui toda a matéria-prima e os insumos utilizados são provenientes da sucata, que voltará ao mercado com uma pegada interessante da sustentabilidade e do ESG. O Estado passa por um ciclo de desenvolvimento voltado para a indústria de transformação e agregando valor à produção”, destacou.

Segundo a empresa, esse investimento permitirá que a siderúrgica ingresse no mercado de aços especiais. As iniciativas abrangem a modernização, melhoria da eficiência operacional e aumento da competitividade no setor siderúrgico. O novo laminador entrará em operação no segundo semestre.

Programa Invest-ES

O Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES) é instrumento de política pública eficaz, eficiente, efetivo e que tem por objetivo contribuir para a expansão, modernização e diversificação dos setores produtivos do Espírito Santo, estimulando a realização de investimentos, a implantação e a utilização de armazéns e infraestruturas logísticas existentes, renovação tecnológica das estruturas produtivas, otimização da atividade de importação de mercadorias e bens e o aumento da competitividade estadual, com ênfase na geração de emprego e renda e na redução das desigualdades sociais e regionais.

Agora em 2023 são 59 novas empresas inscritas no programa, proporcionando a geração de 2.559 postos de trabalho empregos e reunindo investimentos de R$ 9,5 bilhões em diversas áreas. Para solicitar informações e adesão ao incentivo fiscal, basta acessar o endereço www.sedes.es.gov.br.