Trabalho

Quase 180 mil pessoas precisam de qualificação no ES, diz CNI

Segundo a Confederação Nacional da Indústria, até 2025, o País vai precisar qualificar mais de 9 milhões de pessoas; conheça as empreendedoras em Vitória

Carol Poleze

Redação Folha Vitória
Foto: Marcos Salles/Prefeitura de Vit´ória
Carreta do Qualifica Vix Comunidades

Buscar uma qualificação profissional nem sempre é acessível de forma igualitária para todos. Para alguns, o caminho pode ser mais longo, como não ter condições de investir em um curso profissionalizante.

> Siga o Folha Vitória no Linkedin para ficar por dentro de outras oportunidades de emprego!

Para se ter uma ideia, um levantamento da Confederação Nacional da Indústria mostrou que até 2025, o País vai precisar qualificar mais de 9 milhões de pessoas em ocupações industriais. No Espírito Santo, a demanda por qualificação deve atingir quase 180 mil pessoas.

Com um mercado que pede profissionais qualificados, mas muitos que deixam de acessar esse caminho por falta de oportunidade, a alternativa é buscar cursos gratuitos.

Foi o que fez Marilda Andrade ou Mary, como é conhecida em sua loja Delícias da Mary. Ela fez um curso gratuito oferecido pelo projeto da Prefeitura de Vitória em parceria com o Senai (confere se é parceria mesmo, parece que eles alugam o caminhã), o Qualifica Vix.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Marilda Andrade
"Eu comecei fazer doces e salgados na pandemia. E, agora com os conhecimentos adquiridos nos cursos do Qualifica Vix, estou aperfeiçoando meus trabalhos e aprendendo fazer muitas outras coisas para melhorar minha renda familiar", contou.

Os cursos acontecem em carretas equipadas para cada tipo de área. Os automóveis vão até às comunidades para reunir o público. Tanto as aulas teóricas, quanto as práticas são realizadas dessa forma.

São cinco "escolas sobre rodas" levadas para espaços públicos das diferentes regiões da capital, ofertando cursos nos segmentos de mecânica e elétrica automotiva, informática e alimentos (Panificação, Cozinha Brasil e Cozinha Capixaba).

De acordo com a gerente de qualificação de Vitória, Thalyta Coutinho, a ideia, ao final do curso, é que a pessoa tenha condições de trabalhar nos empreendimentos que tem interesse.

"Dentro da carreta, a gente tem toda a estrutura necessária e maquinário de grandes indústrias. A pessoa consegue ficar apta para participar de qualquer empreendimento que queira. Nossa prioridade é para moradores de Vitória, mas entendemos que moradores das cidades vizinhas também trabalham aqui e são bem vindos aos cursos", contou.
Foto: Reprodução TV Vitória
Jorneli Amorim

Foi o caminho que Jorneli Amorim, de 66 anos, também escolheu, ao fazer um dos cursos de culinária.

"Com isso, a gente fazer algo para vender, ajudar na renda de casa, é muito importante", contou.

Lançado em outubro do ano passado, o Qualifica Vix Comunidades busca capacitar 2.300 alunos ao longo de dois anos. O programa é desenvolvido pela Gerência de Qualificação Profissional da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e executado pelo Senai.

O programa teve investimento de R$ 854 mil do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Vitória e, assim como Mary, 1.504 pessoas já fizeram os cursos oferecidos.

Outra história de empreendedorismo por meio do Qualifica Vix é a da baiana Tamires Silva Gonçalves, que decidiu sair da Bahia para morar no Espírito Santo e escolheu a cidade de Vitória.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Tamires Gonçalves
"Eu acompanhava as oportunidades em Vitória e fui me planejando. Vi que teria cursos gratuitos em São Pedro, onde eu decidi morar. Então, quis aproveitar esses cursos. Fiz o curso de brigadeiro e comecei a vender. Tiro meu sustento por meio dos brigadeiros que eu vendo na rua. Agora, estou estudando e eu só consigo fazer isso porque estou vendendo brigadeiros", disse.

O gerente regional do Sesi/Senai, Edglei Marques, explica que a oportunidade ajuda tanto as empresas, que buscam profissionais qualificados, quanto as pessoas que precisam de um trabalho.

"As indústrias precisam de mão de obra, porém mão de obra qualificada. Por isso que a gente busca qualificar cada vez mais profissionais para fazer essa conexão do que as indústrias procuram e as pessoas precisam", disse.
Foto: Arte/Folha Vitória

Os interessados podem saber da programação dos cursos, que muda de acordo com a disponibilidade das inscrições, e também se inscreverem pelo site Qualifica Vix. 

Na plataforma, também existem outros cursos que são feitos em pontos físicos, além dos cursos realizados nas carretas. Até junho deste ano, juntando todas as modalidades de cursos, já foram ofertadas 1.582 vagas.

Pontos moeda