Gestão e controle de estoques: esta nomenclatura pode não soar tão familiar para muitos trabalhadores, mas a verdade é que empresas no Espírito Santo estão procurando cada vez mais mão de obra qualificada para estes cargos. Entretanto, para assumir estas vagas, é necessário ter formação qualificada em logística.
O especialista em gestão Pablo Bonela, sócio da empresa QLog, afirma “profissional de logística bem qualificado está escasso no mercado”. Ele foi responsável por ministrar um treinamento online de três dias para empresários capixabas sobre o tema.
O treinamento, chamado de “PSP Logística: Gestão de Estoques”, foi uma iniciativa do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado do Espírito Santo (Sincades). De acordo com o Sincades, a intenção da programação é melhorar o setor e apoiar o desenvolvimento profissional.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Siga o Folha Vitória no LinkedIn e participe do nosso canal do Telegram!
“O profissional de logística bem qualificado está escasso no mercado. A principal demanda é por pessoas com ensino superior, aptas a assumirem nível gerencial, controle do estoque. Essa função está diretamente ligada ao crescimento das distribuidoras. Cada empresa tem sua particularidade, diferentes tipos de estoques, mas a premissa é a mesma: a importância da acuracidade do estoque”, afirma Pablo Bonela.
De acordo com ele, é preciso ter precisão, rigor. Isso significa ter informações exatas sobre os produtos estocados. O especialista afirma: a gestão do estoque é determinante para o lucro ou prejuízo de um negócio.
Bonela afirma que as principais consequências da falta de precisão neste trabalho são a elevação do custo operacional e a queda do do nível do serviço.
Para o especialista, é preciso ter uma gestão eficaz, pois isso é fundamental para que uma empresa tenha os produtos certos disponíveis no momento adequado. Ele informa que isso envolve planejamento, implementação e controle de fluxo.
“A logística tem pilares fundamentais, processos básicos. O principal é o profissional ter conhecimento profundo desses fundamentos no controle de estoque. Conhecer inventários cíclicos, respeitar todas as normas gerenciais estabelecidas, todas as normas de controle, o giro natural de estoque, por data de validade, lotes de fabricação etc.”, explica.