Trabalho

Qualificar ES divulga lista dos 11 mil selecionados para cursos gratuitos

Nesta edição do programa, foram ofertadas mais de 11 mil vagas para moradores de 50 municípios do Espírito Santo; do total, 1.030 vagas são exclusivas para mulheres

Foto: governo do ES

A lista dos classificados para os cursos presenciais do programa Qualificar ES foi divulgada nesta quarta-feira (14) pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo (Sectides). Nesta edição, foram ofertadas 11.040 vagas para moradores de 50 municípios capixabas.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

As ofertas das vagas está dividida em dois editais (Nº 018/2022 e Nº 019/2022). O primeiro destina 10.010 vagas ao público geral. Já o segundo oferta 1.030 vagas exclusivas para mulheres. 

A classificação no programa foi realizada conforme a ordem de inscrição, bairro prioritário e em ordem decrescente até o preenchimento total do número de vagas de cada curso e turno.

LEIA TAMBÉM: IBGE abre concurso no ES com 246 vagas para trabalhar no Censo 2022

Puderam participar capixabas com idade mínima de 16 anos completados até a data de matrícula, residentes no bairro e no município onde o curso será realizado, e alfabetizados. Para os cursos da área de saúde, a idade mínima é de 18 anos. 

O resultado do Qualificar ES pode ser acesso no site inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br.

Matrícula deve ser realizada presencialmente

Os candidatos classificados devem realizar a matrícula presencialmente no local de onde ocorrerá as aulas do curso em que foi classificado. Será preciso entregar a documentação prevista no edital. A matrícula será realizada nos três primeiros dias de aula de cada polo pelo professor que ministrará o curso.

LEIA TAMBÉM: Iema publica edital de contratação temporária com salário de R$ 6,5 mil no ES

De acordo com a Sectides, o candidato selecionado que não comparecer nos três primeiros dias de aula poderá ser excluído automaticamente do curso. A vaga, então, será destinada ao suplente e, caso não haja suplente, por vagas remanescentes. 

Os dias, horários e locais de realização das aulas, além das cargas horárias, variam de acordo com cada curso. Os selecionados devem ficar atento ao que diz o edital.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.