A Rede Capixaba Mulher e Trabalho foi criada na última segunda-feira (27), pela Superintendência Regional do Trabalho no Espírito Santo (SRT/ES), com o objetivo de gerar oportunidades, ações e projetos voltados para a mulher no mercado.
O projeto conta com a parceria e participação efetiva de diversas instituições públicas e privadas que se uniram com o propósito de ampliar e aprimorar as ofertas de ensino profissional e qualificação voltadas para a mulher.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“O lançamento da Rede vai gerar um fórum permanente com uma agenda ampla para tratamento de questões relacionadas ao mercado de trabalho e relevantes para a mulher, a exemplo da inclusão com equidade, da qualificação profissional e do combate à violência”, explicou o superintendente Regional do Trabalho no Espírito Santo, Alcimar Candeias.
Outras questões indiretas que permeiam a vida da mulher nas relações de trabalho também deverão ser tratadas, assim como o número de creches , de vagas ofertadas e, também, as atuais condições das unidades de saúde.
“Em relação à inserção no mercado de trabalho, a Rede deverá propor mecanismos que ampliem as ofertas de trabalho para as mulheres, além de melhores condições remuneratórias e qualidade de vida. Para isso, a Rede já conta com os Sines do estado e dos municípios da Grande Vitória e, com esta iniciativa, espera-se também que sejam fortalecidas as suas estruturas e o papel dessas instituições”, informou Candeias.
Participação feminina no mercado é menor que a masculina
De acordo com pesquisa do IBGE, realizada em 2019, houve crescimento da participação feminina no mercado de trabalho, contudo, ainda é bem menor que a masculina, e a remuneração das mulheres ainda é 22% inferior à dos homens. Essa diferença chega a 38% em cargos gerenciais.
A pesquisa também evidenciou que ter filhos pequenos está entre as muitas barreiras enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho.
“A Rede Capixaba Mulher e Trabalho atuará fortemente para minimizar os efeitos dessa realidade vivida pelas mulheres no mercado de trabalho, no âmbito do Espírito Santo”, ressaltou Alcimar Candeias.