As unidades do Trabalho do Brasil inteiro estão com atendimento presencial suspenso, por conta da pandemia do novo coronavirus. Por esse motivo, o seguro-desemprego poderá ser solicitado totalmente online, diretamente no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou através do portal de serviços do Governo Federal. A apresentação de documentos exigida também poderá ser feita pela internet.
Para solicitar o benefício, o trabalhador formal tem um prazo de 7 a 120 dias corridos após a data de demissão, com exceção das empregadas domésticas, que devem fazer o requerimento entre 7 e 90 dias. Já o tempo médio para a concessão, após a solicitação, costuma ser de 30 dias.
>>>Veja o passo a passo para fazer a solicitação:
– No seu navegador web, acesse o portal Emprega Brasil: servicos.mte.gov.br;
– Caso já tenha acesso, insira seu login e senha ou faça o cadastro respondendo às perguntas;
– Ao acessar, certifique-se de que o canto superior direito da tela apresenta os seus dados;
– Na tela de serviços, escolha a opção Seguro-Desemprego;
– Em seguida, clique na opção Solicitar o Seguro-Desemprego;
– Informe o número do Requerimento do Seguro-Desemprego, fornecido pelo antigo empregador (esse número possui 10 dígitos e está visível no canto superior do formulário);
– Confira se as informações disponibilizadas estão de acordo com os seus dados pessoais;
– Leia as regras legais para habilitação ao benefício e, ao final, confirme as informações;
– Caso os dados estejam corretos, clique em concluir. Surgirá na tela a palavra ATENÇÃO para que você confirme a solicitação do seu benefício.
– Na etapa seguinte, será apresentada na parte inferior da tela a frase “solicitação de benefício realizada com sucesso”.
*Com informações do Portal R7 / Mix Vale