Com o intuito de levar informação e capacitação para empreendedores capixabas, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) está dando continuidade às ofertas gratuitas de mentorias e consultorias nas áreas de marketing digital e venda online. Desde o início da oferta, em abril, mais de mil atendimentos já foram realizados.
As capacitações fazem parte da campanha “Conte com o Sebrae”, que visa oferecer ao setor de empreendimentos capixabas, orientações sobre o mercado com o foco em vendas no ambiente digital.
As ofertas tiveram início no mês de abril deste ano e desde então já foram 1.123 atendimentos realizados, sendo que deste total 639 foram de mentorias e 484 consultorias. As inscrições seguem abertas durante o mês de maio.
Os interessados em participar dos atendimentos e ter acesso às soluções oferecidas devem se inscrever pelo site do Sebrae/ES até o período de esgotamento das vagas disponíveis.
De acordo com o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, no cenário atual é de suma importância que empreendedores tenham maior afinidade com o ambiente virtual.
“Entendemos que este é um momento importante para que os empreendedores se adaptem ao mundo virtual e estamos dando esse suporte com a oferta intensificada de produtos e serviços que melhorem o desempenho dos empreendedores no ambiente digital. Queremos que o empresário saiba que o Sebrae está ao lado dele, buscando oferecer o que ele precisa nesse momento tão difícil”, destacou.
Dentre as ofertas mais concorridas está a mentoria “Marketing para Vender Mais”. Para a proprietária da Violeta Multimarcas, Rachel Rocha Moulin, a mentoria tem mostrado a importância das ferramentas digitais. A empreendedora de Santa Leopoldina acredita que o uso de tais instrumentos neste momento de pandemia podem ser uma ajuda em meio à crise.
“A mentoria foi de suma importância para abrir minha mente ante a necessidade de usar novos instrumentos para o incremento das vendas no setor de moda além de muito me incentivar”, disse a empreendedora que garantiu ter feito indicações dos serviços a outros empreendedores.
Mentorias
Para o empreendedor que chega nos cursos com o objetivo de solucionar problemas pontuais, o Sebrar/ES oferta cinco opções de mentorias. As reuniões acontecem em um curto período de tempo, com aproximadamente uma hora de duração e os assuntos giram em torno de Liderança e vão até o Marketing Digital e as Vendas.
Consultorias
As consultorias, por sua vez, consistem em atendimentos mais prolongados e contam com a duração mínima de 10 horas. Nesta modalidade os assuntos trabalhados são planejamento, análise, implantação e melhoria de processos. São mais de 30 títulos de consultorias disponíveis para os empreendedores, entre elas estão a “Inserção Digital – desenvolvimento de website” e a “Modelagem de negócios”.
“A nossa oferta é uma ajuda ao empreendedor que já está passando por dificuldades para manter o negócio. Por meio dessa ação, os pequenos negócios têm acesso a produtos e serviços que podem custar, no mercado, mais de 8 mil reais, e tudo isso está sendo oferecido sem nenhum custo para o empreendedor, 100% subsidiado pelo Sebrae”, afirmou Rigo.