Trabalho

Semana com 4 dias de trabalho começa a ser testada por empresas no Brasil em setembro

Primeira fase do projeto será dedicada a reorganização dos fluxos de trabalho em 21 empresas. Redução da carga horária começa em definitivo em novembro

Foto: Divulgação / Pexel

Os funcionários de 21 empresas brasileiras vão trabalhar por apenas quatro dias durante a semana. O modelo reduz a carga horária de 40 para 32 horas semanais sem alteração de salário.

> Siga o Folha Vitória no Linkedin para ficar por dentro de outras oportunidades de emprego! Entre na comunidade no WhatsApp

O projeto-piloto “Semana de 4 Dias” terá início na próxima terça-feira (05), com o planejamento das ações de trabalho. A prática será efetivada em novembro e deve seguir até abril de 2024, quando o modelo passará por uma avaliação para mensurar os resultados.

O teste será realizado com empresas de diferentes setores. Entre as áreas está a hospitalar, de arquitetura, hotelaria, consultoria de recrutamento, alimentos, varejo, entretenimento e plataformas de tecnologia e inovação.

LEIA TAMBÉM: Inscrições abertas para concurso da Defensoria do ES com salário de R$ 17 mil

O projeto é conduzido pela consultoria de felicidade corporativa Reconnect Happiness at Work e pela 4 Day Week Global, em parceria com pesquisadores da Universidade Cambridge e do Boston College.

A organização realiza estudos com empresas de diversos países para experimentar a semana de trabalho de quatro dias. O objetivo é melhorar a produtividade, a satisfação dos funcionários e promover um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

*Com informações do Portal R7.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.