O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai/ES) e o governo do Estado vão ofertar 273 vagas gratuitas em cursos técnicos. A assinatura do convênio aconteceu nesta quinta-feira (27), na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).
As vagas são para os cursos de manutenção automotiva, eletrotécnica e eletromecânica. As oportunidades estão distribuídas entre as unidades do Senai de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Serra e Vitória.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, aponta que os cursos e municípios estão sendo definidos conforme os arranjos produtivos locais, as necessidades de desenvolvimento do Estado e em consonância com as premissas de atuação e o plano de Governo do Espírito Santo.
“O processo seletivo atenderá a critérios a serem definidos em edital próprio. No ato da inscrição, os candidatos deverão optar pelo município e o curso de sua preferência. Neste caso, do ato de hoje, estaremos ofertando cursos que atenderão à demanda da indústria capixaba, proporcionando mais emprego e renda aos capixabas”, comenta Lamas.
As bolsas de estudo serão oferecidas por meio do programa Bolsa Técnica e os cursos terão duração de 24 meses cada. O valor total da contratação é de R$ 2,7 milhões.
O Bolsa Técnica integra o Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que reúne e organiza políticas estaduais de educação profissional, de níveis técnico e superior, por meio da educação presencial e à distância, além da pesquisa, da extensão e da inovação.