Durante 2023, todos os nove países que compõem a Bacia Amazônica bateram recordes de precipitações de julho a setembro, sendo estas os menores volumes de chuva registradas em mais de quatro décadas, segundo o relatório Observatório Global da Seca, do Serviço de Publicações do Centro Científico da União Europeia. Além disso, o estudo aponta um aumento em extensão e gravidade na seca que atinge a Bacia, sendo o Brasil, o Peru, a Bolívia e a Venezuela os países mais afetados.
Menos chuva com altas temperaturas
No Amazonas as chuvas variam de 100 a 350 milímetros abaixo do normal, sendo a metade do esperado para a região. Sem contar que as máximas de temperatura nos meses de agosto e novembro ficaram 2°C a 5°C acima da média histórica, de acordo com o Centro Científico da União Europeia.
Dados dos satélites mostram que as ondas de calor e a baixa precipitação agravaram a umidade do solo, e ainda afetaram a navegação da região impactando diretamente no abastecimento básico de água e alimentos. Ressalta-se que as comunidades ribeirinhas da região têm como o transporte essencialmente o hidroviário. Dessa forma, as previsões são que isso se agrave nos próximos meses.
O climatologista José Marengo, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, afirma que “As previsões sazonais apontam para condições mais quentes e secas do que a média em toda a região amazônica, que são típicas de um evento El Niño forte a muito forte”.
No ES, 62 municípios continuam em situação de emergência
Mais de 630 mil pessoas foram e continuam sendo afetadas pela seca, e em um novo boletim de estiagem divulgado pelo governo amazonense no último sábado (23), todos os 62 municípios do estado continuam em situação de emergência.
Contudo, com a diminuição das chuvas e a intensificação da seca surgem cada vez mais riscos para a fauna, a flora e para o aumento do risco de ocorrência de incêndios. Com isso, as perspectivas para o ano que vem são que as condições se agravem com o clima quente influenciado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico.