A sociedade civil desempenha um papel cada vez mais fundamental na promoção de práticas sustentáveis no mundo. Além da responsabilidade individual de cada cidadão com um consumo consciente,  conforme destacado pelo Fórum Econômico Mundial, a conscientização ecológica tem impulsionado um maior apoio a negócios sustentáveis globalmente. Essa realidade já pode ser evidenciada por casos emblemáticos, como o da Amazon, a maior plataforma de comércio eletrônico do mundo​​, com faturamento superior a U$554 bilhões em 2023. 

Antes de 2019, a Amazon defendia que suas operações eram ambientalmente responsáveis devido à simples natureza do comércio eletrônico, argumentando que era mais sustentável do que os modelos tradicionais de varejo, por causa da eficiência logística e ao uso otimizado de recursos. E, se fazendo dessa abordagem, não incluía metas específicas de redução de emissões de carbono ou compromissos concretos relacionados à sustentabilidade ambiental.

A mudança começou com a ação de um grupo de funcionários chamado “Amazon Employees for Climate Justice” (Empregados da Amazon por Justiça Climática). Este grupo, que reuniu cerca de 8.200 assinaturas em uma carta, organizou uma caminhada em setembro de 2019 para apoiar a Greve Global pelo Clima, destacando a urgência de ações climáticas mais efetivas por parte da Amazon.

A pressão social

video_secao_media
undefined

A resposta

imagem_secao_imagem_horizontal

Daniela Klein

Comunicóloga especializada em meio ambiente e com pós-graduação em gestão de energia, marketing e MBA em Gerenciamento de Crises. Ampla experiência em comunicação ambiental, sustentabilidade e gestão de imagem.

Desenvolve Relatórios de Sustentabilidade em padrões globais (certificada GRI e BID) e atende demandas de ESG. Com mais de 20 anos de carreira, já atuou em redações, assessorias públicas e privadas. Fundadora e CEO da KICk, empresa focada em comunicação socioambiental e branding.

Felipe Mello Colunista
Colunista
Biólogo, mestre em Sustentabilidade e especialista em Gestão de Projetos, com 23 anos de experiência e dois prêmios de melhor Gestor de Projetos do ES.