Quem nunca ouviu aquela expressão “olho por olho, dente por dente”? Durante a antiguidade, entre 1792 e 1750 antes de Cristo foi criado o primeiro código de leis da história que ordenava as relações sociais, o Código de Hamurabi. O primeiro império babilônico da Mesopotâmia baseou seu código na Lei do Talião, desta forma um criminoso era punido de forma semelhante ao crime cometido. O objetivo era garantir uma cultura comum e unificar o reino. Pensando nisso, vários anos depois, códigos de conduta começaram a surgir. Porém, o que o código de conduta diz sobre uma empresa?
Comportamento e conduta nas empresas
Neste instrumento encontramos as regras do dia a dia, que orientam o comportamento e a forma de agir de todos os colaboradores. Além disso, o código perpetua e alinha os valores e princípios da empresa com os parâmetros de relacionamento entre a organização e as partes interessadas nelas. Um código completo, eficiente, íntegro e ético permite o desenvolvimento de boas práticas organizacionais em cada departamento, matriz e filial. Assim, o seguimento de seus conceitos pode e irá ajudar na construção de uma rede tranquila e harmônica.
O código adota questões como corrupção, furto, roubo e crimes à honra, como calúnia, difamação e injúria. Nesse sentido, vemos que regras claras e firmes impedem que um ou mais líderes abafem comportamentos impróprios, como faltas e atrasos injustificados. Tendo em vista, que é comum que ao longo do dia ocorram situações desconfortáveis ou até mesmo extremas onde alguém pode tentar tirar proveito de informações privilegiadas ou de cargos corporativos. Sem um regulamento próprio as atitudes e posturas dos funcionários irão de acordo com que este considera mais correto naquele momento.
Como implantar na sua empresa
Caso sua empresa ainda não possua um código de conduta deve-se ressaltar que caso este queira, é preciso primeiramente selecionar um time responsável para que ocorra a sua elaboração. A participação de um advogado pode ajudar quanto a questões trabalhistas, afinal o código precisa estar em conformidade com a legislação e os regulamentos vigentes nas regiões em que operam.
Feito isso, é necessário divulgar o código para os funcionários, pois nada adianta formular todo um regulamento se ninguém consulta ou se orienta por ele. A comunicação interna tem um papel fundamental nesse compartilhamento, assim como o treinamento periódico dos funcionários. Já que pelo código é possível conhecer a cultura e as regras do empregador. Apesar de tudo, o código em si não é obrigatório, porém é considerado um ferramenta muito útil para empresas de todo tipo e porte já que padroniza o atendimento e aumenta a clareza quanto a postura esperada.
“Não há futuro para as empresas que não se preocupam com o impacto social e ambiental de suas ações.” – Paul Polman, CEO da Unilever