Aqueles que planejam abrir um novo negócio já devem ter se deparado com o termo compliance, afinal ele vem ganhando notoriedade no país, principalmente depois da  promulgação da Lei de Anticorrupção em 2013. No Brasil não é incomum ver casos de corrupção em várias atividades econômicas. A necessidade de conhecer e praticar o compliance surge nessa realidade.

Conformidade

Compliance significa estar em conformidade. Em conformidade com as leis, normas e regras. Sua função é proporcionar segurança e minimizar riscos institucionais, de modo a garantir o seguimento dos regimentos internos e externos das empresas. Sendo basicamente um sistema de controle que busca relações éticas, íntegras e transparentes.

Através da prevenção, é possível evitar brigas devido a problemas judiciais com as leis trabalhistas ou com multas da receita quanto a prestação de contas.  Contudo, para isso é necessário a criação e disseminação de um código de conduta com linguagem acessível e o desenvolvimento de canais internos e externos de denúncias, para que a empresa deixe claro que não se envolve com práticas moralmente questionáveis e para que seus consumidores possam relatar suas experiências com os produtos/serviços da empresa. No entanto, muitos proprietários ainda não conhecem o termo ou não tem certeza quanto ao que significa exatamente.

Compliance e políticas ESG

Inclusive, às vezes os mesmos podem acabar confundindo a prática do compliance com a prática da auditoria interna mesmo sendo conceitos totalmente diferentes. Enquanto a auditoria é designada por um determinado período ocorrendo esporadicamente, a equipe de compliance irá trabalhar o tempo todo dentro da empresa. Sua utilização vai muito além de um mero luxo corporativo. O ESG e o compliance devem se complementar, já que são fundamentais para que a empresa se livre de comportamentos que a sociedade já não aceita mais. Pois como comentamos anteriormente, campanhas atrativas não garantem uma cultura interna e externa genuína.

Felipe Mello Colunista
Colunista
Biólogo, mestre em Sustentabilidade e especialista em Gestão de Projetos, com 23 anos de experiência e dois prêmios de melhor Gestor de Projetos do ES.