Uma das listas mais esperadas todo ano para quem acompanha a sustentabilidade é a  “A List” (lista A). Afinal, a organização internacional que administra o maior sistema mundial de divulgação de dados ambientais para empresas, cidades, estados e regiões, denominada CDP, Carbon Disclosure Project, divulga a sua lista global das companhias mais comprometidas com as mudanças climáticas, a segurança hídrica e as florestas. Considerada por muitos como o “Oscar da sustentabilidade”, por ter critérios rigorosos na avaliação das empresas.

Dessa forma, as companhias que demonstram mudanças em um ou mais dos três principais programas recebem a nota “A”. Em 2022, das 15 mil empresas que receberam alguma nota, somente 330 alcançaram a nota máxima. Sendo, 283 em mudanças climáticas, 103 em segurança hídrica e 25 em florestas. Contudo, dessas apenas 12 entraram na lista “Triple A”, ou seja, apenas 12 receberam pontuação máxima nos três programas.

Triplo A

Entre as “Triple A”, está a empresa brasileira Klabin, produtora e exportadora de papel e celulose, a única da América Latina a conseguir nota máxima em todas as categorias. Segundo dados da empresa 84 árvores foram plantadas por minuto, mantendo mais de 42% do maciço florestal preservado, sendo que a obrigação legal das empresas localizadas na Mata Atlântica é de 20% preservando mais do que o dobro do estipulado pela lei. A Klabin produz 2,6 milhões de toneladas de papel por ano, sendo 415 mil toneladas de papéis reciclados sendo responsável por 11% do mercado de reciclagem de papel no país.

No quesito floresta, a empresa adotou a prática de manejo florestal hidrossolidário para que houvesse um equilíbrio entre a produção florestal e a disponibilidade de água, por exemplo. No quesito segurança hídrica, desde 2004 foram reduzidos mais de 54% da água captada em todas as suas unidades florestais. Ainda, 89% de sua matriz é composta por fontes de energia renováveis tendo deixado de consumir 21,5 mil toneladas por ano de óleo combustível por gaseificação de biomassa.

Outra 4 empresas brasileiras no ranking

Além disso, outras 4 empresas brasileiras também entraram no ranking, sendo elas:

  • Dexco
  • Suzano
  • Companhia Brasileira de Alumínio (CBA)
  • Telefônica Brasil (VIVO)

Tendo alcançado nota máxima no que se refere à transparência e ação ambiental, a Suzano se destaca em seu desempenho em segurança hídrica, enquanto  Dexco se destacou nas divulgações sobre política florestal e desmatamento. Já a VIVO e a CBA, por mudanças climáticas. A CBA aponta que “Investir em transparência é essencial para que as organizações ajudem a alcançar as metas de combate às mudanças climáticas”

Felipe Mello Colunista
Colunista
Biólogo, mestre em Sustentabilidade e especialista em Gestão de Projetos, com 23 anos de experiência e dois prêmios de melhor Gestor de Projetos do ES.