O combate à corrupção é um dos aspectos fundamentais da governança corporativa, a letra G dos princípios ESG. Como volta e meia destacamos na coluna na coluna, o ESG pode ser visto com um conjunto de critérios que avaliam o desempenho das empresas em relação a aspectos como sustentabilidade, responsabilidade social, ética e transparência (ver mais aqui). É importante para investidores, consumidores e sociedade em geral, pois indica o nível de comprometimento das empresas com o desenvolvimento sustentável e a geração de valor compartilhado.

No âmbito da governança corporativa, a corrupção é um problema que afeta negativamente não só as empresas mas todos os setores da sociedade, prejudicando o desenvolvimento econômico e social, a confiança nas instituições e os direitos humanos. Segundo o Fórum Econômico Mundial, a corrupção custa cerca de US$ 1,26 trilhão por ano para os países em desenvolvimento.

Devemos estar sempre do lado certo

video_secao_media
undefined

Benefícios do combate a corrupção nas empresas

imagem_secao_imagem_horizontal

Felipe Mello Colunista
Colunista
Biólogo, mestre em Sustentabilidade e especialista em Gestão de Projetos, com 23 anos de experiência e dois prêmios de melhor Gestor de Projetos do ES.