Como já vimos anteriormente, a letra E do ESG significa “Environmental” ou meio ambiente e das três letras é a que vem ganhando mais destaque no mercado de negócios. Mas o que o meio ambiente tem a ver com os negócios? Por que falamos tanto nos últimos tempos sobre mudanças climáticas, efeito estufa e descarbonização?
Resumidamente, a pauta ambiental faz parte do nosso dia a dia há anos, pois ela engloba desde o que nós consumimos até ao modo como são feitas as operações dentro de uma empresa. A cada dia o planeta apresenta maiores variações de temperatura, as geleiras derretem, os mares se elevam causando cada vez mais inundações e os desastres ambientais se multiplicam devido a extração e exploração desenfreada dos recursos naturais. Nessa semana acompanhamos a passagem de um ciclone extra tropical no Rio Grande do Sul deixando dezenas de desabrigados e um impacto grande na economia e nos negócios. Até bem pouco tempo atrás investidores não se preocupavam com o impacto das questões ambientais e climáticas nos seus negócios ou as negligenciavam assumindo altos riscos. O E do ESG visa minimizar os riscos de um investimento por meio de ações concretas nas áreas ambiental e climática.
As empresas podem e devem apoiar o combate à degradação ambiental e as mudanças climáticas
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou essa semana que o mês de junho desse ano tivemos ao menos quatro focos de incêndio por hora na Amazônia e no Cerrado, nos últimos 16 anos. A ultima vez que tivemos tantos focos de incêndio foi em 2007.
Dessa forma, há a necessidade lidarmos com urgência com temas ambientais nas empresas, que são parte do problema e podem ser parte da solução. A maneira como as empresa vem se relacionando com o lucro é um assunto importante nessa mudança, pois se importar com o impacto que o seu dinheiro proporciona no planeta é o primeiro passo para uma efetiva e duradoura mudança.
Nesse sentido, a adoção de boas práticas como a gestão de resíduos, o uso de energia renovável e ações que reduzem a emissão de gases do efeito estufa (GEE) são cada vez mais importantes para seu crescimento. Assim, a letra E demonstra o comprometimento que uma empresa possui com as futuras gerações, uma vez que a sociedade e o meio ambiente pedem por mudanças.
Além de fazer o bem também é uma questão reputacional
Além disso, olhar para o E de meio ambiente trás outros benefícios afinal melhora sua reputação frente aos acionistas, consumidores, investidores e reguladores. Considerando isso, pesquisas mostram que a nova geração (Gen Z) prefere consumir produtos ou investir em ações ou fundos de empresas que apresentam uma postura ecologicamente. Isto é, esse público leva cada vez mais em consideração assuntos que vem causando preocupações constantes no mundo e até se dispõem a pagar mais por produtos que comprovadamente vem de origem ambientalmente correta.
E é por isso que esta não é apenas uma tendência e sim uma necessidade e responsabilidade para que possamos ter um futuro mais sustentável e justo. Portanto, as empresas devem buscar maneiras de trazer retorno financeiro por meio de escolhas que sejam boas não só para as pessoas mas para o nosso planeta, caso contrário condenaremos as presentes e futuras gerações.
E ai?
Pensando dessa maneira, de que lado da história você quer ficar?