Desde pequenas as mulheres são ensinadas a “se sentar como mocinha”, a brincar com “brinquedos de menina”, a não falarem alto, a terem atenção a suas roupas, a serem delicadas e gentis como uma “menina direita”. E com a idade, frases como “lugar de mulher é na cozinha” e “isso é coisa de homem” começam a fazer parte de seu cotidiano.
A equidade de gênero busca garantir que as mulheres tenham os mesmos direitos e oportunidades que os homens. Isto é, igualdade de acesso à educação, à saúde, à segurança, a salários iguais e à qualidade de vida. Tendo em vista que, estas representam 51,1% da população brasileira, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2022.
Movimento feminista e a busca pela equidade de gênero
O movimento feminista luta pelo direito da mulher ser dona de seu próprio corpo, pelo direito de votar, pelo direito de escolherem com quem querem se casar, pelo direito de serem quem quiserem ser. O movimento luta para que a voz das mulheres sejam ouvidas. Mas mesmo assim, diante de tantas conquistas, a violência contra a mulher aumenta a cada dia. Dados do Monitor de Violência comprovam que pelo menos 1.410 mulheres foram mortas apenas por serem mulheres em 2022.
Quando olhamos para as grandes empresas, por exemplo, os altos cargos com os melhores salários são na maioria das vezes ocupados por homens brancos. Além disso, vemos que as mulheres ocupam posições consideradas “femininas”, entre estas temos atividades como serviço de limpeza, recepção, enfermagem e educação.
Reconhecer e valorizar o trabalho feminino, por meio da promoção da equidade dentro dos ambientes empresariais, garantem uma participação plena e efetiva das mulheres. Permitir que as mulheres tenham a oportunidade de liderar em todos os níveis da tomada de decisão é fundamental para empresas que se consideram praticantes ESG. Entretanto, é preciso que as organizações também busquem maneiras de conscientizar seus funcionários, tendo em vista que milhares de mulheres já sofreram assédio dentro desses ambientes. Mulheres que muitas vezes estão próximas a nós. Nossas mães, tias, primas, irmãs e amigas.
É necessário olhar para dentro da sua empresa
Suas funcionárias conseguem denunciar práticas de assédio e abuso sexual de forma fácil e segura, de modo a manter seu direito à privacidade intacto? Mulheres e homens de mesmo cargo apresentam igualdade salarial? A equidade de gênero diz respeito à mudança e a busca por ações concretas.
Situações em que as mulheres recebem um salário inferior que aquele recebido por um homem que realiza a mesma atividade, mesmo quando ambos apresentam a mesma formação acadêmica ainda é comum. Ainda vemos situações onde a funcionária se mantém calada com assédios. Não podemos perder o foco. Ainda há uma longo caminho para que a equidade de gênero seja instituída integralmente em todos os aspectos incluindo a governança corporativa.
“A liderança responsável é a chave para construir uma economia mais forte e um mundo mais sustentável.” – Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia.