Na última semana, o governador Renato Casagrande anunciou que o Espírito Santo implantará restrições ao promover o uso consciente da água para os grandes setores. Essa decisão surge em resposta à escassez de chuvas e aos níveis críticos dos rios no estado. A prioridade do governo, é assegurar o abastecimento público e a disponibilidade de água para os animais, evitando problemas mais graves decorrentes da seca. Nesta quarta-feira, o comitê se reunirá para discutir os impactos das queimadas e da estiagem, com o objetivo de definir e traçar de forma coordenada e eficaz os próximos passos e medidas necessárias.

A Resolução de Alerta, portanto, publicará no Diário Oficial, o detalhamento das novas restrições que deverão ser tomadas. Embora o governador Casagrande já tenha decretado situação de emergência devido ao aumento exorbitante do número de queimadas, ainda não há indicações para o racionamento da água por parte da população, ou seja, não há ordem para que as pessoas deixem de usar água de maneira obrigatória em qualquer horário do dia, por mais que seja importante ressaltar a necessidade do uso consciente.

Cidades sob classificação de seca extrema ou severa

undefined

Reavaliação de nossas ações

undefined

Felipe Mello Colunista
Colunista
Biólogo, mestre em Sustentabilidade e especialista em Gestão de Projetos, com 23 anos de experiência e dois prêmios de melhor Gestor de Projetos do ES.