Como você define a integridade? Muitas vezes associamos ela a fazer a coisa certa sem que seja considerada uma obrigação, e sim algo natural e básico que se relaciona com a honestidade, o caráter e a ética da pessoa. Dentro de uma empresa esta pode se refletir na forma como suas operações são conduzidas e administradas. Não basta apenas cumprir a lei. Para uma empresa ser considerada íntegra esta deve apresentar discursos e ações convergentes, já que sustenta a confiança e credibilidade das organizações. Assim, quando alinhamos os valores de uma empresa com uma visão estratégica é possível que ocorra a prevenção de casos de fraudes, corrupção e conflitos de interesse.
Greenwashing
A implementação de políticas mais transparentes, é capaz reduzir a frequência de situações de “greenwashing” que consiste no ato de divulgação falsa sobre sustentabilidade – onde empresas afirmam que seus produtos são sustentáveis – seja usando publicidade, seja colocando informações indevidas nos rótulos.
Essa é uma estratégia utilizada por empresas que se dizem sustentáveis, mas que na realidade não realizam ações vinculadas a estes títulos (falaremos mais sobre esse assunto nas próximas colunas). Contudo, quando navegamos no sentido oposto a ética é comum que uma hora ou outra isso venha à tona, seja nas redes sociais, na TV ou em sites. Depois disso não há nada que se possa fazer a não ser lidar com as consequências, lidar com a perda de sua credibilidade, reputação e muitos negócios. Como se diz por aí “um dia a casa cai”. E uma imagem marcada é difícil de recuperar, por isso programas de integridade são tão importantes.
Comprometimento da alta liderança
O comprometimento da alta liderança é essencial para que haja a identificação de políticas e procedimentos que devem ser criados e executados durante a realização do mapeamento de riscos de uma empresa. Além disso, ações de conscientização, educação e treinamento de funcionários e terceiros, juntamente com a implementação de canais confiáveis e anônimos para a denúncia de condutas inapropriadas são fundamentais para a propagação do respeito à coletividade. Contudo, o conceito de integridade é um conceito de difícil definição, tendo em vista que cada empresa apresenta um dilema ético diferente.
Por isso, uma forte cultura organizacional se torna vital, já que permite a observação e revisão de aspectos funcionais de uma empresa. Porém para isso, é necessário um código de conduta rigoroso que articule todos os princípios e valores da organização. Ao adotar essas políticas, é possível que a integridade corporativa torne o negócio rentável por muito mais tempo.