Race to Zero traduzido significa “Corrida para o Zero”. Esta se caracteriza por ser uma campanha global promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2019, seu intuito é não apenas reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa até 2030, como também zerar as emissões líquidas de carbono até 2050 para que assim possa-se minimizar os impactos das mudanças climáticas.

Uma corrida por justiça climática

O objetivo é incentivar a reunião de comunidades de diversas áreas da sociedade e engajar líderes de empresas e instituições em prol de um futuro saudável e resiliente. No Brasil alguns estados e municípios já entraram na corrida, como Pernambuco, Pará, Minas Gerais e Fortaleza.

O Painel Intergovernamental de Mudança de Clima (IPCC) em 2018 afirmou que o aumento da temperatura global em 1,5°C é considerado próspero e justo para que haja um bom funcionamento e manutenção da vida. Contudo, a Organização Meteorológica Mundial  prevê 20% de possibilidade de que o aumento da temperatura exceda temporariamente os 1,5°C previstos a partir de 2024.

Vantagens para empresas que aderem a causa

Dados como esse reforçam a importância de campanhas como o Race to Zero para impulsionar esforços em torno de uma economia com emissões reduzidas de carbono.  Afinal, a campanha tem tentado prevenir o aumento da  temperatura além dos 1,5°C. Mas quais serão as vantagens para negócios que se juntam ao Race to Zero?

As empresas além de ganharem um papel destaque na redução de impactos climáticos, também  começam a ter maior visibilidade junto a comunidade e aos consumidores, fornecedores, acionistas e investidores. Com uma agenda ESG focada no gerenciamento de riscos relacionados à redução de carbono, é possível ter uma maior vantagem competitiva, reduzir custos operacionais e ser mais sustentável.

Para isto, é necessário mensurar sua pegada de carbono e estabelecer metas para diminuir seus níveis. Através de investimentos sustentáveis, “empregos verdes” começaram a surgir. O ESG está iluminado o caminho para todos e em prol de todos. É preciso colocar a sustentabilidade no centro dos negócios. Porque apenas juntos nós podemos fazer isso.

“A responsabilidade social e ambiental é a chave para construir uma economia mais justa e equilibrada.” – Satya Nadella, CEO da Microsoft.

Felipe Mello Colunista
Colunista
Biólogo, mestre em Sustentabilidade e especialista em Gestão de Projetos, com 23 anos de experiência e dois prêmios de melhor Gestor de Projetos do ES.