O ser humano é um agente de transformação do mundo. Com suas ações, ideias e valores, ele molda a realidade ao seu redor, influenciando o meio ambiente, a sociedade e a cultura. Mas como podemos usar esse poder de forma responsável e positiva? Como podemos contribuir para um mundo mais justo, sustentável e harmonioso?
Neste post, vamos explorar algumas formas de exercer nossa agência transformadora, tanto no âmbito individual quanto coletivo. Vamos refletir sobre como nossas escolhas, hábitos e atitudes podem impactar o planeta e as pessoas que nele habitam. Vamos também conhecer alguns exemplos de pessoas que estão fazendo a diferença em suas comunidades, inspirando-nos a seguir seus passos.
Projeções para a economia em 2024
Segundo o relatório Situação Econômica Mundial e Perspectivas para 2024, publicado pelas Nações Unidas, o crescimento econômico global deve desacelerar de uma estimativa de 2,7% em 2023 para 2,4% em 2024. O desempenho estará abaixo da taxa de crescimento pré-pandemia de 3,0%, indicando que ainda há muito a ser feito para superar os impactos da crise sanitária e ambiental. O relatório também aponta que é necessário fazer mais investimentos para estimular o crescimento, combater a mudança climática e acelerar o progresso em direção aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um plano de ação global para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade.
Na América Latina e no Caribe, as perspectivas de crescimento estão se deteriorando. Em 2024, a projeção é de que o PIB regional cresça apenas 1,6%, depois de atingir um crescimento estimado de 2,2% em 2023. Embora a inflação esteja recuando em várias economias, o espaço fiscal limitado e o fraco investimento continuarão a prejudicar a capacidade da região de enfrentar os desafios sociais e a mudança climática. Projeta-se que o crescimento do PIB no Brasil desacelere de 3,1% em 2023 para 1,6% em 2024, devido aos impactos prolongados das taxas de juros mais altas e da desaceleração da demanda externa.
Nosso convite à ação!
Diante desse cenário, é fundamental reconhecer que a transformação do mundo depende não apenas das políticas públicas e das tecnologias digitais, mas também das atitudes individuais e coletivas dos cidadãos. Segundo um estudo da National Geographic Brasil, a ação humana é responsável por quase todas as transformações nos biomas brasileiros. A temperatura média de aumento global é de 1,07°C , e no Brasil já está próximo de 2°C . Isso significa que precisamos adotar hábitos mais sustentáveis em nosso dia a dia, como reduzir o consumo de energia e água, separar o lixo reciclável do orgânico, evitar o desperdício de alimentos, utilizar meios de transporte alternativos, entre outros.
Também é importante apoiar e participar de iniciativas que buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas e do planeta. Existem muitos exemplos de pessoas que estão fazendo a diferença em suas comunidades, como os jovens ativistas pelo clima, os empreendedores sociais, os voluntários de organizações não governamentais, os educadores populares, os artistas engajados, entre outros. Essas pessoas nos mostram que é possível transformar o mundo com criatividade, solidariedade e esperança.
Portanto, neste post, queremos convidar você a refletir sobre o seu papel como agente de transformação do mundo. Queremos estimular você a se informar, se inspirar e se mobilizar para contribuir com as mudanças que queremos ver no mundo. Queremos incentivar você a sonhar com um futuro melhor e a agir para torná-lo realidade.