ESG é uma sigla que vem ganhando muita visibilidade nas empresas e no mundo dos negócios, mas que também ainda é muito pouco conhecida. Vamos entender melhor, de forma simples e direta, esse importante conceito? Ao longo dessa coluna teremos a oportunidade de entender melhor esse novo conceito e ver como podemos implementar essas práticas em nosso ambiente de trabalho, seja em uma pequena empresa até em uma multinacional.
Afinal, o que é ESG?
Podemos traduzi-la do inglês “Environmental, Social and Governance” para o português “Meio Ambiente, Social e Governança”. Dessa forma, podemos defini-la como um conjunto de diretrizes essenciais que avaliam o desempenho de uma empresa, sempre levando em conta o impacto que essa exerce em seus três pilares de ação que são fundamentais para sua aplicação e desenvolvimento.
Os pilares da ESG são o meio ambiente, a sociedade e a gestão corporativa. O pilar ambiental se relaciona com a conservação do meio ambiente e com temas como a gestão das emissões de gases de efeito estufa, produção de energia renovável e preservação da biodiversidade, por exemplo. Enquanto o pilar da sociedade diz respeito à inclusão, diversidade, saúde e segurança da empresa com a comunidade e como ela se relaciona com seus colaboradores, estando de acordo com os direitos humanos e trabalhistas. Já o pilar de governança, refere-se a políticas, condutas e práticas administrativas responsáveis, transparentes e éticas.
Tendo em vista isto, o ESG não se limita apenas a minimizar impactos, na verdade isto é muito importante para demonstrar o compromisso que a empresa tem com o desenvolvimento sustentável e com a geração de valor dentro de uma comunidade. No entanto, o ESG visa mais do que isso, tem como objetivo a construção de um ambiente de negócios favorável e que tenha influência direto dentro e fora das empresas.
Por que esse conceito é importante?
O ESG é uma questão cada vez mais importante para as empresas e também para a sociedade. À medida que os consumidores, os investidores e os reguladores se tornam mais conscientes dos impactos ambientais e sociais das empresas, o ESG vêm se tornando um fator decisivo na escolha de onde ou o que comprar, investir e fazer negócios. Assim, o ESG tem por objetivo conciliar os lucros com responsabilidade ambiental e social, de modo a atrair consumidores e investidores.
Portanto, o ESG se mostra como uma tendência e, consequentemente, uma oportunidade para as empresas, tendo em vista a preocupação crescente com questões relacionadas à responsabilidade ambiental, social e da governança no mundo dos negócios. Sendo assim, o ESG incentiva as empresas a mudarem de atitude para que possam contribuir para um legado ambientalmente correto e socialmente justo às futuras gerações.
As empresas que adotam o ESG estão se posicionando para o futuro. Elas estão se tornando mais sustentáveis, mais eficientes e mais competitivas, trazendo retorno positivo não só para seus acionistas mas também para a sociedade.