Os níveis de gelo na Antártica atingiram um patamar mínimo recorde em setembro. O Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo dos Estados Unidos, informou que as geleiras atingiram 16,96 milhões de quilômetros quadrados de extensão, um milhão a menos do que o registrado em 1986. Pesquisadores alertam sobre graves consequências para a fauna local e para a intensificação do aquecimento global. O aumento do nível do mar está resultando no avanço do mesmo sobre ilhas e cidades litorâneas.

A fim de trabalhar ações dos países para enfrentamento e combate a todos esses desafios que em 2015 a Assembleia Geral das Nações Unidas propôs os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de metas globais e interconectadas que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo e tem o propósito de orientar as ações dos países membros para o desenvolvimento sustentável até 2030. Os ODS abrangem as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento, e buscam promover a paz, a justiça e a cooperação entre as nações.

Quais são os 17 ODS?

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) são uma agenda global para promover o bem-estar humano e a proteção ambiental até 2030. Eles foram adotados por todos os 193 Estados-membros da ONU em 2015, como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Os 17 ODS são:

  1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
  2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
  3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
  4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
  5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
  6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
  7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
  8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
  9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
  10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
  11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
  12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
  13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
  14. Conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir as florestas de forma sustentável, combater a desertificação, e deter e reverter a degradação da terra e a perda da biodiversidade.
  16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
  17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

Todas as empresas têm uma função social relevante e cada vez mais vemos a sociedade cobrar um posicionamento diante dos desafios globais que estamos enfrentando. Afinal mudanças são necessárias, e é necessário ser a mudança.

No Espírito Santo quem está implementando ações que cumprem um ODS?

Os longo do próximo mês, apresentaremos diferentes iniciativas de empresas, fundações, instituição de ensino e pesquisa que visam implementar ações e projetos que objetivem o cumprimento de cada uma das 17 ODS.

Muitas pessoas e instituições estão fazendo a diferença e adotaram algum propósito em suas vidas e negócios. Queremos identificá-los e dar visibilidade a essas ações que contribuem para o atingimento das metas globais até 2030 no nosso estado!

Felipe Mello Colunista
Colunista
Biólogo, mestre em Sustentabilidade e especialista em Gestão de Projetos, com 23 anos de experiência e dois prêmios de melhor Gestor de Projetos do ES.