O primeiro navio cargueiro do mundo a utilizar amônia limpa como combustível está programado para iniciar suas  operações em 2026, através de uma colaboração entre Yara Clean Ammonia, North Sea Container e Yara Internacional. O projeto em questão foi denominado como Yara Eyde e visa criar uma embarcação de baixa emissão de carbono para comercialização de produtos tanto dentro quanto fora do seu país de origem.

Assim, seu objetivo principal é colaborar para que a temperatura do mundo não ultrapasse o limite estabelecido de 1,5 graus celsius até 2030 e incentivar tecnologias de baixo carbono à escala comercial pela próxima década. Inicialmente, a rota do cargueiro será traçada entre a Noruega e a Alemanha, percorrendo Oslo, Porsgrunn, Hamburgo e Bremerhaven.

Mistura de amônia verde e azul

Quanto a produção da amônia, está normalmente, envolve o uso de combustíveis fósseis, como o carvão e o gás natural, entretanto a Yara Clean Ammonia planeja fornecer uma mistura de amônia azul e verde para o Yara Eyde, segundo reportagem da CNN. A amônia azul, no caso, seria utilizada para reduzir, capturar e armazenar o carbono. Enquanto a amônia verde seria produzida utilizando fontes de energia renováveis e livres de carbono.

Além disso, a mesma pode ser queimada de forma limpa em motores de combustão, evitando a produção de óxidos nitrosos. Ressalta-se que, devido a sua alta densidade de hidrogênio e facilidade de transporte, esta cada vez mais vem sendo considerada pelo setor de transporte marítimo, afinal de acordo com a Organização das Nações Unidas, o mesmo setor seria responsável por aproximadamente 3% das emissões globais de carbono.

Utilização em larga escala em diversos setores industriais

A ideia seria reduzir anualmente 11.000 toneladas de emissões, isto é, considerando que após o lançamento do projeto, mais cargueiros movidos a amônia deverão ser produzidos. Destaca-se que a amônia já vem sendo produzida em grande escala para uso na indústria agrícola e farmacêutica, por exemplo. Dessa forma, a iniciativa se torna pioneira por buscar alternativas sustentáveis no setor marítimo diante da crescente preocupação com o meio ambiente.

Felipe Mello Colunista
Colunista
Biólogo, mestre em Sustentabilidade e especialista em Gestão de Projetos, com 23 anos de experiência e dois prêmios de melhor Gestor de Projetos do ES.