Responsabilidade ambiental, social e de governança não só ajudam a criar um mundo mais sustentável, como também ajudam as empresas a terem bons lucros, tendo em vista que reflete a preocupação das empresas com o impacto que está causando em seu entorno. Assim, a sustentabilidade possui um papel fundamental no mercado financeiro, e por isso faz parte da estratégia de negócios de diversas empresas que visam manter seus negócios estáveis, rentáveis e com uma boa reputação a longo prazo.

Pressão popular, de imagem e de investidores

Cada vez mais empresas que antes não se preocupavam com questões ambientais, sociais e de governança passaram a dar mais importância a essas áreas, mas porque?

  • Aumento da consciência pública: os consumidores estão cada vez mais conscientes dos impactos ambientais e sociais das empresas. Eles estão mais propensos a comprar produtos e serviços de empresas que são sustentáveis e que têm um impacto positivo na sociedade.
  • Aumento da pressão dos investidores: os investidores estão cada vez mais interessados em investir em empresas que são sustentáveis e que têm uma boa governança corporativa. Eles acreditam que essas empresas são menos arriscadas e que têm maior potencial de crescimento.
  • Aumento da regulamentação: os governos estão cada vez mais regulamentando o mercado em relação às questões ESG. Essas regulamentações são destinadas a proteger o meio ambiente, os trabalhadores e os consumidores.
  • Aumento da concorrência: as empresas que são mais sustentáveis e que têm uma diretoria consciente do seu papel na sociedade estão se destacando em seus setores. Elas estão atraindo mais clientes, investidores e funcionários.

Como resultado desses fatores, as empresas estão sendo “forçadas” a dar mais atenção às questões ESG. Isso é uma tendência positiva, pois está ajudando a criar um mundo mais sustentável e equitativo.

Responsabilidade com o legado para a sociedade

Assim, é de se esperar que as empresas deem mais atenção para estas questões, uma vez que transparecem confiança a seus colaboradores e consumidores. Além disso, as empresas têm a responsabilidade e até mesmo os recursos para gerar resultados e impactos significativos, por meio da promoção da diversidade, mitigação de casos de corrupção e defesa dos recursos naturais, por exemplo.

Dessa forma, o ESG se mostra como uma ótima oportunidade para as empresas reverem suas ações internas e externas. Assim, considerando a maneira como a sociedade e o mercado veem empresas que praticam ESG e que apresentam posturas conscientes, como podemos implementar as diretrizes ESG dentro da nossa empresa?

Felipe Mello Colunista
Colunista
Biólogo, mestre em Sustentabilidade e especialista em Gestão de Projetos, com 23 anos de experiência e dois prêmios de melhor Gestor de Projetos do ES.