Qual será o poder que o S de ESG tem na sociedade e até onde vai o impacto de suas ações sobre a sustentabilidade de uma empresa? Por que é tão importante olhar primeiramente para dentro das organizações, para o bem estar de todos que direta ou indiretamente fazem parte do sucesso da companhia para que os resultados apareçam?

Ao longo da coluna abordaremos alguns desses temas com mais profundidade mas por enquanto, vamos entender o básico!

Para as empresas o S é X da questão!

A definição do S do ESG é muito ampla,  pois ela refere às práticas sociais de uma empresa, evidenciando como esta se relaciona com seus funcionários, clientes, fornecedores e comunidade em geral.

Todos que direta ou indiretamente fazem parte da empresa são . Assim, empresas que buscam colocar em práticas de responsabilidade social corporativa vêm implementando ações focadas em:

  • Políticas de combate a discriminação,
  • Assédio e violência;
  • Equidade de gênero e diversidade de cargos;
  • Direito humanos e trabalhistas

Além disso, investir no bem estar de sua equipe é a chave para a melhoria da qualidade de vida e da produtividade dos colaboradores aumentando a eficiência e consequentemente as chances de sucesso nos negócios.

Uma equipe quando satisfeita com seu trabalho e psicologicamente bem tem mais engajamento, favorecendo assim a criatividade e a inovação. Dessa forma, pensando na promoção de melhores resultados, como uma empresa pode investir na qualidade de vida dos funcionários?

Garantias e Direitos Fundamentais

O desenvolvimento de programas de saúde e de reconhecimento, por exemplo, são bons passos para companhias que buscam construir um ambiente mais justo e inclusivo com seus princípios  alinhados com os valores  da sociedade atual.

Empresas que dão oportunidades e direitos iguais tanto aos homens quanto às mulheres, por meio da equidade salarial e do incentivo à liderança de mulheres em cargos de alta gestão são empresas que prezam pela diversidade e que se conectam com as demandas da sociedade.

Por isso, ao engajar-se com as questões sociais e ambientais a empresa não só melhora sua reputação como deixa um legado para as próximas gerações.

Felipe Mello Colunista
Colunista
Biólogo, mestre em Sustentabilidade e especialista em Gestão de Projetos, com 23 anos de experiência e dois prêmios de melhor Gestor de Projetos do ES.