A saúde mental durante muito tempo foi um assunto considerado tabu em muitas instituições. Um tema geralmente desvalorizado e até mesmo ignorado. Entretanto, com a pandemia da COVID-19, milhares de pessoas passaram por um cenário de incerteza em que tiveram que enfrentar inúmeros desafios. Esse período levou milhares de pessoas a um esgotamento mental registrando aumento significativo de diagnósticos mentais e, com essa mudança de cenário global, a saúde mental passou a ter mais destaque e importância em todos os setores institucionais.
Setembro Amarelo, uma importante campanha de conscientização
Ainda assim, assumir um diagnóstico ou até mesmo a possibilidade de procurar um profissional de saúde mental, podem ser vistos como sinais de fraqueza ou desajuste e dificultar a busca pelo devido tratamento. Por isso, uma importante ferramenta a favor da saúde mental é desmistificar essas questões falando sobre o assunto e buscando informações com profissionais devidamente qualificados.
Um bom exemplo disso é a campanha mundial denominada Setembro Amarelo que ganhou visibilidade justamente por promover debates, ações e conscientização sobre a importância de abordar o tema do suicídio de maneira aberta e responsável.
A campanha do Setembro Amarelo pode ser uma oportunidade de abordar a importância da saúde mental no ambiente corporativo. É possível promover informações sobre os transtornos mentais, incentivar a busca por ajuda quando não se sentir bem, naturalizar e diminuir o preconceito com relação aos transtornos mentais. Além disso, é possível estimular bons hábitos de vida com o objetivo de promover saúde mental a todos.
Saúde mental no ambiente corporativo
Compreender a relação entre o ambiente corporativo com a saúde mental de seus colaboradores é um dos pilares do modelo ESG. Uma empresa ao promover ações que contribuam com a saúde mental, faz com que seus colaboradores não só sintam-se reconhecidos e valorizados como também diminui ausências por licenças médicas. Essa pode ser uma estratégia para fortalecer a relação empresa – colaborador, contribuindo para um melhor empenho e engajamento de todos.
ATENÇÃO!!
Se você está passando por um momento difícil ou conhece alguém que precise de ajuda use os serviços do Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188.