Transição para o Futuro

Startup capixaba aposta no bem-estar emocional para aumentar produtividade e reter talentos nas empresas

Apenas salário e benefícios como plano de saúde, vale alimentação e seguro de vida não bastam, quando o assunto é aumentar a produtividade e reter talentos nas empresas. Isso porque uma concorrente pode, facilmente, cobrir a proposta e ganhar o colaborador. O diferencial das organizações, agora, é investir em cuidado e bem-estar emocional, desenvolvendo um vínculo afetivo com os trabalhadores.

Essa é a proposta da Affetic, peopletech capixaba (como é conhecida uma startup de inovação e tecnologia voltada ao setor de recursos humanos e cuidado com pessoas) que oferece às empresas programas de bem-estar emocional que envolvem colaboradores e familiares. Por meio deles, as organizações participam não só do crescimento profissional, mas, também, das jornadas que os funcionários vivem fora do ambiente de trabalho.

Cuidado com a mãe, com o bebê e com as famílias

O programa Affetic Baby, por exemplo, acompanha os colaboradores durante o período de gestação. Quando eles comunicam à empresa que terão bebê, a Affetic passa a acompanhá-los, fornecendo recursos digitais e físicos que dão a eles, além de informações e orientações, afeto. Através da Affetic, a empresa demonstra que o colaborador não está sozinho e que se importa com ele.

Já o Affetic Anjo é um programa de acolhimento que permite às empresas se aproximarem dos colaboradores que perdem um ente querido e darem a eles o apoio adequado durante o processo de luto.

Com esse tipo de cuidado, as organizações estreitam a relação com os colaboradores e com as famílias deles, estendendo o vínculo para além do ambiente profissional e fazendo com que todos se sintam parte de uma mesma equipe, com o mesmo propósito: o de crescer juntos, cuidando uns dos outros.

O cuidado para reter talentos

Especialista em inovação e cultura organizacional, Jean Paul Villacís é o fundador da Affetic. Ele considera que o comprometimento emocional é o que mais colabora para a retenção de talentos e que gera nos colaboradores gratidão, engajamento e desejo de alcançar melhores resultados.

“O cuidado com a equipe, além de promover um ambiente emocionalmente saudável, faz com que o colaborador se sinta valorizado pela empresa e contribui para que ele assuma uma postura de dono, uma vez que se sente grato à organização, posiciona-se como responsável pelo crescimento do negócio e se dispõe a trabalhar por isso”, comentou.

Algumas empresas capixabas de diferentes segmentos já aderiram aos programas Affetic, entre elas o Banestes, a Cesan, o Grupo Carone, a WeDo Tecnologia e a Soma Urbanismo e com esses programas, elas fortalecem uma cultura interna de cuidado sem que, para isso, tenham que desenvolver uma metodologia própria ou formar uma equipe especializada.

Esse é o tipo de inovação que acolhe, inspira e que poderia ser adotada por mais empresas. Por mais negócios de impacto e com propósito como este!

Felipe Mello Colunista
Colunista
Biólogo, mestre em Sustentabilidade e especialista em Gestão de Projetos, com 23 anos de experiência e dois prêmios de melhor Gestor de Projetos do ES.