As cidades não param de crescer, e por isso é cada vez mais importante encontrar alternativas sustentáveis que auxiliem o equilíbrio ambiental e que responda aos aos diversos desafios da mobilidade urbana, já que esta afeta diretamente a qualidade de vida, a economia, o meio ambiente e a inclusão social.
Inovação para a sustentabilidade
O novo ponto de ônibus com geradores de energia solar e eólica que foi instalado em frente à Rodoviária de Vitória, na Ilha do Príncipe, é um excelente exemplo. Com arquitetura sustentável, o ponto busca oferecer iluminação, abrigo e possibilidade de recarga de aparelhos celulares, além de potencial energia, inclusive, para sistemas de segurança.
O projeto foi desenvolvido pela startup capixaba Enlevo, que nasceu a partir do Programa Centelha da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Para sua inauguração ainda foram plantadas mudas de trepadeiras que em até dois meses poderão oferecer conforto térmico aos usuários que esperam os ônibus no local.
O projeto agrega valor à comunidade local e estimula a inovação, sendo o pontapé inicial para que a mesma estrutura e ideia sejam replicadas por todo estado. Iniciativas que buscam a criação de pontos de ônibus mais sustentáveis que utilizam fontes renováveis para gerar energia limpa e eficiente e que integrem aspectos ambientais, sociais e econômicos ao transporte são relevantes.
Atendimento a três ODS
A proposta é fornecer arquitetura sustentável que gera energia limpa e conforto para os usuários e ainda de quebra ajudar a cumprir alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7°, de energia limpa e acessível, 9°, indústria, inovação e infraestrutura, e 11°, de cidades e comunidades sustentáveis.
Para o diretor de Inovação da Fapes, Elton Moura: “A inovação é isso. É trazer soluções eficientes a problemas comuns da sociedade”. E ele tem razão!!