Ciclistas que trafegavam pela Rodovia do Sol, em Vila Velha, se desentenderam com uma motorista que passava pela via, o que gerou uma grande discussão no local.
Em um vídeo registrado pela motorista, a mulher se queixa de dividir a pista com os ciclistas. Ela filma o grupo em bicicletas e em tom de indignação pergunta se aquilo era autorizado.
LEIA TAMBÉM:
>> Veja as interdições no Centro de Vitória para os blocos de rua
>> Van escolar perde controle em ladeira e atinge casa em Cariacica
>> Viaduto em Vila Velha vai ganhar passagem subterrânea
“Eu gostaria de saber se o Detran está sabendo disso, se as autoridades sabem disso, todo dia isso acontece”, se queixa.
Um ciclista trafega ao lado esquerdo do carro, enquanto os outros seguem atrás do automóvel.
Veja o vídeo:
Em determinado momento, os ciclistas cercam o carro e começam a discutir com a motorista. Um deles chega a acusá-la de tentar atropelar o grupo.
“Olha essa motorista aqui, tentando atropelar os ciclistas toda a manhã”, diz um dos membros do grupo.
Erros de ambas as partes
Por vídeo, o capitão Anthony Moraes Costa, do Observatório Nacional de Segurança Viária, explicou que houve erros de ambas as partes em relação ao tráfego.
Veja o vídeo gravado pela motorista:
Ele explica que os ciclistas deveriam estar em fila indiana no acostamento da pista, para evitar acidentes.
“Na circunstância apresentada pelo vídeo, a gente pode identificar erros de ambas as partes. A bicicleta deve circular no bordo direito da pista onde não houver ciclovia, ciclovia ou acostamento. Quando estiverem em grupos, isso deve ser feito em fila indiana. Em casos em que há acostamento, eles devem circular em fila indiana no acostamento, não adentrando a pista de rolamento”, disse.
Já no caso da motorista, o capitão esclarece que condutores de veículos devem manter uma distância mínima de um metro e meio dos ciclistas.
No caso da condutora, o CTB determina que deve ser mantida a distância de um metro e meio, então percebe-se que ambos estão equivocados na conduta. Outra coisa: filmar durante a condução do veículo, usar o celular, é infração gravíssima, explicou.
A motorista foi procurada pela TV Vitória e relatou ter se sentido ameaçada. Ela disse ainda que o vídeo foi publicado de forma distorcida e que nunca tentou agredir ninguém.
Por nota, a Associação Espírito-Santense de Ciclismo informou que repudia a conduta da motorista e que a bicicleta é reconhecida pelo Código de Trânsito Brasileiro como veículo com prioridade entre veículos motorizados.