Mobillidade urbana

Governo estuda adotar VLT, teleférico e monotrilho no ES

Entre as alternativas que serão estudadas estão corredores exclusivos de ônibus, VLT, teleférico, monotrilho e ampliação do aquaviário

VLT e monotrilho são algumas alternativas em estudo. Foto: Agência Brasil
VLT e monotrilho são algumas alternativas em estudo. Foto: Agência Brasil

O governo do Espírito Santo estuda implementar propostas que têm o intuito de modernizar e diversificar os meios de transporte coletivo da Grande Vitória. Entre as alternativas que serão estudadas estão corredores exclusivos de ônibus, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), teleférico, monotrilho e ampliação do aquaviário.

O projeto faz parte de um Estudo Nacional de Mobilidade Urbana, coordenado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com participação pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).

Leia também:

VLT está em estudo, mas aquaviário é prioridade

Segundo informações do governo do Espírito Santo, a principal prioridade é a ampliação do sistema aquaviário e implantar novos corredores exclusivos de ônibus.

“Os modais são soluções viáveis, sustentáveis e já em fase de desenvolvimento. Essas duas frentes são as que melhor se adequam à realidade urbana da Grande Vitória e ao perfil dos deslocamentos diários da população”, informou.

Ainda segundo o governo do Estado, também foram apresentados projetos já avaliados pelo governo, como VLT, monotrilho e teleféricos urbanos. Mas ainda não foi detalhado como se daria o funcionamento dos sistemas de transporte.

Expansão de linhas para o aquaviário

O Sistema Aquaviário da Grande Vitória é um exemplo de meio de transporte alternativo que está em operação desde o ano de 2023. Diante do sucesso, o governo estuda trabalhar a expansão com novas linhas.

“O objetivo é aproveitar o potencial natural da Baía de Vitória para conectar diferentes pontos da Região Metropolitana”.

O serviço é integrado ao Transcol por meio do Cartão GV, com embarcações climatizadas e acessíveis.

Aquaviário navega entre Vila Velha e Vitória, em frente ao Museu Vale, no canal do Porto da Capital (Foto: Pedro Permuy)
Foto: Pedro Permuy

Implementação de corredores exclusivos de ônibus

Além disso, também é dada prioridade para a implantação de corredores exclusivos de ônibus ao redor da Grande Vitória. O primeiro grande exemplo é o corredor exclusivo da Terceira Ponte.

Corredor Metropolitano Sul Expresso GV
Foto: Semobi/Governo do ES

Outra importante iniciativa é o denominado de Expresso GV, em licitação, que vai reduzir o tempo de viagem dos passageiros com a priorização do transporte coletivo, integração com outros modais como ciclovias e o próprio aquaviário.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória