O governo do Espírito Santo estuda implementar propostas que têm o intuito de modernizar e diversificar os meios de transporte coletivo da Grande Vitória. Entre as alternativas que serão estudadas estão corredores exclusivos de ônibus, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), teleférico, monotrilho e ampliação do aquaviário.
O projeto faz parte de um Estudo Nacional de Mobilidade Urbana, coordenado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com participação pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).
Leia também:
- Feira inédita no ES deve gerar R$ 50 milhões em negócios
- Setor de petróleo e gás do ES concentra a 2ª maior média salarial do país
- Empreendedor da Serra terá capacitação gratuita; veja como se inscrever
VLT está em estudo, mas aquaviário é prioridade
Segundo informações do governo do Espírito Santo, a principal prioridade é a ampliação do sistema aquaviário e implantar novos corredores exclusivos de ônibus.
“Os modais são soluções viáveis, sustentáveis e já em fase de desenvolvimento. Essas duas frentes são as que melhor se adequam à realidade urbana da Grande Vitória e ao perfil dos deslocamentos diários da população”, informou.
Ainda segundo o governo do Estado, também foram apresentados projetos já avaliados pelo governo, como VLT, monotrilho e teleféricos urbanos. Mas ainda não foi detalhado como se daria o funcionamento dos sistemas de transporte.
Expansão de linhas para o aquaviário
O Sistema Aquaviário da Grande Vitória é um exemplo de meio de transporte alternativo que está em operação desde o ano de 2023. Diante do sucesso, o governo estuda trabalhar a expansão com novas linhas.
“O objetivo é aproveitar o potencial natural da Baía de Vitória para conectar diferentes pontos da Região Metropolitana”.
O serviço é integrado ao Transcol por meio do Cartão GV, com embarcações climatizadas e acessíveis.
Implementação de corredores exclusivos de ônibus
Além disso, também é dada prioridade para a implantação de corredores exclusivos de ônibus ao redor da Grande Vitória. O primeiro grande exemplo é o corredor exclusivo da Terceira Ponte.
Outra importante iniciativa é o denominado de Expresso GV, em licitação, que vai reduzir o tempo de viagem dos passageiros com a priorização do transporte coletivo, integração com outros modais como ciclovias e o próprio aquaviário.