Grades do viaduto de Carapina, localizadas nas proximidades do Shopping Mestre Álvaro, na Serra, foram quebradas mais uma vez na Serra. Em imagens registradas pelo ciclista Paulo Barcelos, na sexta-feira (07), partes da estrutura aparecem sem o gradil.
No vídeo gravado, o ciclista afirma que “a falta da grade traz sério risco de acidentes aos pedestres e ciclistas”, em um local com altura aproximada de 20 metros. “Se alguém encostar achando que tem uma grade vai cair lá embaixo”.
Veja o vídeo:
Leia também:
> Ônibus escolar tomba e deixa crianças feridas no interior o ES
> Boate em Vila Velha é flagrada furtando energia elétrica
> Motorista invade pátio de Companhia da PM e atinge viaturas
Esta é a quarta vez que a estrutura, inaugurada em julho de 2023, sofre com este tipo de prejuízo. No mês de janeiro de 2024, o fotógrafo do Folha Vitória Thiago Soares, flagrou a mesma situação.
Já no mês de dezembro de 2023, partes do gradil foram retiradas em um furto, ocorrido durante a noite.
Além disso, em setembro do mesmo ano, parte da estrutura foi arrancada após um acidente de carro no local. Na época, também foi implementada, com pedaços de madeira, tapumes e uma faixa escrita com a frase “Cuidado não encostar” e “cuidado risco de queda”.
O que dizem os órgãos sobre o problema?
Diante da situação, a reportagem do Folha Vitória entrou em contato com os órgãos públicos para informações sobre a situação da grade do viaduto.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que “o viaduto citado na demanda não é de responsabilidade”.
Já o Departamento de Edificações e de Rodovias (DER-ES), destacou que a obra não foi feita pelo órgão.
A Prefeitura da Serra informou que a questão deveria ser tratada com o governo municipal e a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), “orientou que verificassem com a prefeitura municipal”.