A partir do próximo domingo (16), a linha 519 do Sistema Transcol terá seu trajeto alterado e vai passar pela Avenida Leitão da Silva, em Vitória, em vez da Reta da Penha, itinerário original.
A mudança acontece para atender os moradores da Serra e Vila Velha, além dos bairros Itararé, Jaburu, Floresta, São Benedito, Consolação e região, em Vitória, e da Grande Maruípe, também na capital.
Leia também:
> Motociclista mergulha em piscina de loja para se refrescar no ES e cena viraliza
> Transcol: linhas do Terminal do Ibes terão mudança a partir de domingo
> Grades do viaduto de Carapina são quebradas mais uma vez na Serra
A alteração no trajeto da linha foi um pedido do deputado estadual Gandini (PSD). O parlamentar destacou que essa mudança atende a uma reivindicação antiga dos moradores dos bairros próximos à avenida e também da Grande Maruípe.
“Essa é uma conquista importante para quem depende do transporte público. Os passageiros terão mais facilidade para se deslocar dentro da cidade, com mais agilidade e conforto. Essa é mais uma ação concreta para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade do transporte público”, afirmou o deputado.
De acordo com a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), a mudança permitirá maior acesso a escolas, faculdades, hospitais e ao comércio local.
Atualmente, a linha 519 circula pela Reta da Penha, mas, com a alteração, passará a seguir pela Avenida Fernando Ferrari, Rua Dona Maria Rosa, Leitão da Silva, Avenida Vitória, Centro, Segunda Ponte, Carlos Lindenberg e Terminal do Ibes.
Além do novo trajeto, a linha contará com ônibus equipados com ar-condicionado e wi-fi. Os coletivos circularão a cada 20 minutos. Os passageiros serão informados com cartazes dentro do próprio ônibus, mas o aplicativo já trará essa nova opção.
“A importância se dá pelo desenvolvimento da Avenida Leitão da Silva, que tem um comércio forte. Os moradores dos bairros próximos a ela serão todos beneficiados. A avenida, que já tem conexão com Vitória, Vila Velha e Cariacica, passa a ter também com a Serra, além de integração com os terminais”, explicou o secretário da pasta, Fábio Damasceno.