Mudanças no trânsito serão implementadas nos bairros Enseada do Suá, Curva da Jurema e Ilha do Boi, em Vitória, a partir da segunda-feira (24).
Mesmo a prefeitura alegando que as alterações atendem a antigas demandas da comunidade, motoristas que trafegam na região e moradores temem engarrafamentos e complicações no tráfego de veículos.
Será implementado um novo “acesso sul” aberto para os motoristas que trafegam na área por baixo da Terceira Ponte e para o acesso nas vias laterais e atrás do Shopping Vitória, no sentido do Centro de Vitória.
Leia também:
> Motociclista morre em acidente com caminhão no Contorno
> Capivara atropelada na BR-101 é resgatada e recebe tratamento no ES
> Vídeo: carro bate, capota e quase atinge mulher em Vitória
Quem estiver na Ilha do Boi ou na Curva da Jurema e for seguir no sentido Bento Ferreira ou Centro, poderá entrar na Rua Victor Civita, passar atrás do Shopping Vitória, passar por baixo da ponte e entrar à esquerda na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes.
Os condutores também terão novas opções para chegar à região conhecida como “Enseadinha”. Os motoristas devem acessar a Rua Humberto Martins, atravessar a Avenida Americo Buaiz e seguir pela nova via atrás do Shopping Vitória.
Mudanças são alvo de reclamações
Entretanto, as mudanças anunciadas foram alvo de críticas de moradores que necessitam trafegar pelas principais ruas e avenidas afetadas pela intervenção.
Em entrevista à reportagem do Folha Vitória, José Guilherme de Oliveira, morador da Praia de Santa Helena, descreve que a comunidade do entorno não foi ouvida para influenciar na decisão.
A Rua Raulino Gonçalves, uma opção de quem vem da Praia do Canto e vai acessar a Enseada do Suá, já não comporta atualmente o tráfego, imagina com a alteração. Já a outra opção, em frente ao Tribunal de Contas, também já está ‘saturada no horário de pico’ e a terceira via também é ruim, sobretudo no período da tarde.
Já o engenheiro Francisco Bernardes Neto, 40 anos, descreve que mora na Enseada do Suá e para realizar o acesso para a Enseadinha bastava cruzar a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes.
“Com a mudança, agora tenho que ir no sentido Jardim Camburi ou sentido Horto. Tenho que andar uns três quilômetros a mais e pegar trânsito. Isso fica muito ruim”, descreve o engenheiro.
Outra moradora da região, que preferiu não ser identificada, afirmou que estimular o acesso à Enseadinha pela Avenida Humberto Martins de Paula vai “juntar o trânsito de quem vem de Vila Velha para Vitória com o trânsito que vai para a Enseadinha”.
“Além disso, a abertura da Humberto Martins de Paula para a Curva da Jurema também reduziu o espaço destinado a pedestres e ciclistas, justamente em um cruzamento que já tinha um grande fluxo de travessia“, narra.
Veja as alterações no trânsito:
O que diz a Prefeitura de Vitória sobre o assunto?
A Prefeitura de Vitória destacou que por meio de um estudo de circulação elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) foram identificados pontos críticos que representam grandes gargalos para o trânsito em Vitória.
As propostas resultantes visam criar um ambiente viário mais eficiente, seguro e adequado às necessidades da população, promovendo uma mobilidade urbana mais sustentável e fluida em 21 trechos de diversas avenidas e bairros, diz a prefeitura em nota.
Em entrevista ao Folha Vitória, o secretário municipal de Obras, Gustavo Perim, explicou que essa série de alterações é uma demanda antiga da população e que finalmente está se tornando realidade. Disse que as mudanças são um compilado de diversos anos de demandas.
Diante do desenvolvimento da Curva da Jurema, segundo o secretário, era necessário realizar um ajuste, ou seja, criar uma “outra agulha (abertura em uma passagem lateral) na saída do local”.
“Nós estamos criando uma outra agulha naquela saída, é uma outra etapa que a gente vai fazer. Aquela agulha saindo ali da Curva da Jurema, para ter um acesso mais tranquilo, tanto no sentido do Praia do Canto, Jardim da Penha”, descreve.
O secretário finaliza dizendo que o investimento terá um impacto significativo na qualidade de vida dos moradores.
A Prefeitura de Vitória também descreve que foram construídos novos acessos à Terceira Ponte. No momento, as obras estão criando novos acessos na Ilha do Boi, Ilha do Frade e Praia do Canto, beneficiando 24 mil moradores e milhares de motoristas que circulam com seus veículos diariamente entre Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.
Segundo o município, são 40 intervenções viárias desde a interseção da Av. Nossa Senhora dos Navegantes com a Av. Leitão da Silva até as pontes sobre o Canal de Camburi e nas ruas internas dos bairros da região. As melhorias, segundo a Prefeitura de Vitória, incluem pavimentação, sinalização, drenagem, baias de ônibus e faixas adicionais.