Novos acessos

Motoristas temem engarrafamentos com mudança no trânsito na Enseada do Suá

Alteração para o novo “acesso sul" criado pela prefeitura começa na segunda (28) e moradores da região e motoristas fazem reclamações

Trânsito na região da enseada do Suá
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Mudanças no trânsito serão implementadas nos bairros Enseada do Suá, Curva da Jurema e Ilha do Boi, em Vitória, a partir da segunda-feira (24).

Mesmo a prefeitura alegando que as alterações atendem a antigas demandas da comunidade, motoristas que trafegam na região e moradores temem engarrafamentos e complicações no tráfego de veículos.

Será implementado um novo “acesso sul” aberto para os motoristas que trafegam na área por baixo da Terceira Ponte e para o acesso nas vias laterais e atrás do Shopping Vitória, no sentido do Centro de Vitória.

Trânsito na região da enseada do Suá
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Leia também:

> Motociclista morre em acidente com caminhão no Contorno

> Capivara atropelada na BR-101 é resgatada e recebe tratamento no ES

> Vídeo: carro bate, capota e quase atinge mulher em Vitória

Quem estiver na Ilha do Boi ou na Curva da Jurema e for seguir no sentido Bento Ferreira ou Centro, poderá entrar na Rua Victor Civita, passar atrás do Shopping Vitória, passar por baixo da ponte e entrar à esquerda na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes.

Os condutores também terão novas opções para chegar à região conhecida como “Enseadinha”. Os motoristas devem acessar a Rua Humberto Martins, atravessar a Avenida Americo Buaiz e seguir pela nova via atrás do Shopping Vitória.

Mudanças são alvo de reclamações

Entretanto, as mudanças anunciadas foram alvo de críticas de moradores que necessitam trafegar pelas principais ruas e avenidas afetadas pela intervenção.

Em entrevista à reportagem do Folha Vitória, José Guilherme de Oliveira, morador da Praia de Santa Helena, descreve que a comunidade do entorno não foi ouvida para influenciar na decisão.

A Rua Raulino Gonçalves, uma opção de quem vem da Praia do Canto e vai acessar a Enseada do Suá, já não comporta atualmente o tráfego, imagina com a alteração. Já a outra opção, em frente ao Tribunal de Contas, também já está ‘saturada no horário de pico’ e a terceira via também é ruim, sobretudo no período da tarde.

Já o engenheiro Francisco Bernardes Neto, 40 anos, descreve que mora na Enseada do Suá e para realizar o acesso para a Enseadinha bastava cruzar a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes.

“Com a mudança, agora tenho que ir no sentido Jardim Camburi ou sentido Horto. Tenho que andar uns três quilômetros a mais e pegar trânsito. Isso fica muito ruim”, descreve o engenheiro.

Outra moradora da região, que preferiu não ser identificada, afirmou que estimular o acesso à Enseadinha pela Avenida Humberto Martins de Paula vai “juntar o trânsito de quem vem de Vila Velha para Vitória com o trânsito que vai para a Enseadinha”.

Além disso, a abertura da Humberto Martins de Paula para a Curva da Jurema também reduziu o espaço destinado a pedestres e ciclistas, justamente em um cruzamento que já tinha um grande fluxo de travessia“, narra.

Trânsito na região da enseada do Suá
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Veja as alterações no trânsito:

O que diz a Prefeitura de Vitória sobre o assunto?

A Prefeitura de Vitória destacou que por meio de um estudo de circulação elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) foram identificados pontos críticos que representam grandes gargalos para o trânsito em Vitória.

As propostas resultantes visam criar um ambiente viário mais eficiente, seguro e adequado às necessidades da população, promovendo uma mobilidade urbana mais sustentável e fluida em 21 trechos de diversas avenidas e bairros, diz a prefeitura em nota.

Em entrevista ao Folha Vitória, o secretário municipal de Obras, Gustavo Perim, explicou que essa série de alterações é uma demanda antiga da população e que finalmente está se tornando realidade. Disse que as mudanças são um compilado de diversos anos de demandas.

Diante do desenvolvimento da Curva da Jurema, segundo o secretário, era necessário realizar um ajuste, ou seja, criar uma “outra agulha (abertura em uma passagem lateral) na saída do local”.

“Nós estamos criando uma outra agulha naquela saída, é uma outra etapa que a gente vai fazer. Aquela agulha saindo ali da Curva da Jurema, para ter um acesso mais tranquilo, tanto no sentido do Praia do Canto, Jardim da Penha”, descreve.

O secretário finaliza dizendo que o investimento terá um impacto significativo na qualidade de vida dos moradores.

A Prefeitura de Vitória também descreve que foram construídos novos acessos à Terceira Ponte. No momento, as obras estão criando novos acessos na Ilha do Boi, Ilha do Frade e Praia do Canto, beneficiando 24 mil moradores e milhares de motoristas que circulam com seus veículos diariamente entre Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

Segundo o município, são 40 intervenções viárias desde a interseção da Av. Nossa Senhora dos Navegantes com a Av. Leitão da Silva até as pontes sobre o Canal de Camburi e nas ruas internas dos bairros da região. As melhorias, segundo a Prefeitura de Vitória, incluem pavimentação, sinalização, drenagem, baias de ônibus e faixas adicionais.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória