Trânsito

Trecho da BR-101 na Serra será interditado para corte de rochas a partir desta quarta

Interdição no km 245 ocorrerá pela manhã desta quarta (16) e quinta (17) para avanço das obras de duplicação da rodovia

Interdição BR-101 Serra hoje
Foto: Divulgação/ Eco101

Um trecho da BR-101 será temporariamente interditado nesta quarta (16) e quinta-feira (17) para a detonação de rochas. A intervenção ocorrerá no quilômetro 245, na Serra.

A medida é necessária, segundo a Ecovias101, concessionária responsável pela administração da via, para a continuidade das obras de duplicação da rodovia.

As interdições serão totais para o tráfego de veículos, pedestres e máquinas entre 10h e 10h30 de cada dia. O objetivo é garantir a segurança dos motoristas durante a execução do corte de rochas, uma das etapas mais delicadas da duplicação.

Onde ocorrerão as interdições na BR-101?

As interdições acontecem no Norte da BR-101, especificamente entre os km 242 e km 247, região que vai do entorno do Contorno de Mestre Álvaro até a Praça de Pedágio.

Como funciona o corte de rochas na BR-101?

O corte de rochas é uma etapa para nivelar e preparar o terreno para receber as novas pistas da BR-101. O processo começa com a sinalização da área, seguido por furos na rocha para inserir o fio diamantado, que realiza o corte vertical e horizontal.

Em seguida, os blocos são fragmentados com perfurações específicas e os resíduos transportados para áreas autorizadas de depósito.

Orientações para motoristas

Durante os bloqueios temporários, a Ecovias 101 orienta os motoristas a:

  • Evitar o trecho durante os horários de interdição;
  • Redobrar a atenção à sinalização de obras;
  • Seguir as orientações das equipes de apoio no local.
Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.