Adrián Simancas, de 23 anos, viveu uma experiência surreal enquanto passeava de caiaque no Estreito de Magalhães, no Sul do Chile. O jovem foi engolido por uma baleia-jubarte enquanto fazia um passeio no mar.
Durante o trajeto, ele foi surpreendido por uma pancada nas costas, que o lançou ao ar. Quando abriu os olhos, percebeu que estava dentro do corpo de uma baleia.
Eu senti uma textura viscosa no rosto e, por um momento, achei que seria golpeado. Mas, em vez disso, parecia que ela estava me virando. Fiquei deitado lá dentro. Me senti como Pinóquio, contou o jovem, que agora está em Punta Arenas, ao serviço BBC News Mundo.
LEIA TAMBÉM:
- O que é o “aquecimento adiabático” que faz o ES ferver
- Petrobras vai convocar 1,7 mil novos aprovados em concurso público
- Até quando deve durar a onda de calor no ES?
Dell Simancas, pai de Adrián, de 49 anos, estava acompanhando o filho no passeio e testemunhou o incidente.
“Eu estava filmando o trajeto quando ouvi uma onda arrebentar. Quando olhei para trás, não vi Adrián. Fiquei preocupado por um momento, mas depois o vi emergir do mar e percebi que era uma baleia”, relatou.
Após o susto, pai e filho conseguiram se afastar do animal e retornar com segurança. Adrián acredita que a baleia não tinha intenção de atacá-lo. “Ela não era um predador. Talvez estivesse brincando ou curiosa”, afirmou.
Pai e filho vivem no Chile há mais de sete anos, desde que migraram do estado do Amazonas, na Venezuela, em busca de uma vida melhor.
No entanto, jamais imaginaram viver uma experiência tão próxima com a vida selvagem. “Foi um encontro único em uma região do fim do mundo”, concluiu Adrián.
Veja o vídeo da baleia engolindo o jovem:
Baleias-jubarte não se alimentam de humanos diz especialista
O coordenador-geral do Projeto Cetáceos do Rio Grande do Norte, Flávio Lima, explicou o comportamento das baleia-jubarte, após dúvidas surgirem por conta de um vídeo de um homem sendo ‘engolido’ por um animal da espécie, que viralizou na web.
De acordo com Flávio, baleias-jubarte não se alimentam de humanos – e, sim, de animais de pequeno porte. “Não teria como ela ter engolido-o, porque o esôfago deste animal é muito estreito”, afirmou.
Para o especialista, a hipótese mais provável é que o homem estivesse por cima de algum animal que a baleia quisesse comer.
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos, com informações do R7.com e BBC News