Viralizou

Câncer: 4 âncoras do Jornal Hoje levados pela morte devastam a Globo: "Deixaram saudade"

Quatro âncoras que ajudaram a construir a credibilidade do Jornal Hoje morreram vítimas da doença e suas mortes ainda impactam colegas e admiradores

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Com mais de cinco décadas de história, o Jornal Hoje se consolidou como um dos principais telejornais da TV Globo.

Desde sua estreia em 21 de abril de 1971, o programa passou por diversas transformações: de um informativo voltado ao público feminino, com notícias leves e culturais, até se tornar uma das vitrines mais prestigiadas do jornalismo brasileiro.

Atualmente, sob o comando de César Tralli, o telejornal mantém altos índices de audiência e relevância nacional.

Por trás dessa trajetória, inúmeros jornalistas marcaram presença na bancada do JH, deixando sua contribuição para a história da televisão. No entanto, alguns desses nomes inesquecíveis já não estão mais entre nós.

Quatro âncoras que ajudaram a construir a credibilidade do Jornal Hoje faleceram e suas mortes ainda impactam colegas e admiradores do jornalismo nacional.

LÉO BATISTA (1932–2025)

Lenda viva da televisão até seus últimos anos, Léo Batista faleceu em 19 de janeiro de 2025, aos 92 anos, vítima de câncer de pâncreas. Com mais de meio século na TV Globo, foi um dos criadores do Jornal Hoje e um dos rostos mais conhecidos da emissora nos anos 1970 e 1980. Sua voz inconfundível e carisma o tornaram uma referência para gerações de jornalistas.

LUÍS JATOBÁ (1915–1982)

Considerado um dos grandes nomes da locução e da televisão brasileira, Luís Jatobá nasceu em Maceió e teve uma carreira marcante tanto no rádio quanto na TV. Foi um dos primeiros apresentadores do Jornal da Globo e passou também pelo Jornal Hoje. Faleceu em 9 de dezembro de 1982, em Nova Iorque em decorrência de problemas de saúde causados por um câncer. Embora nem todas as fontes detalhem o tipo específico da doença, é confirmado que ele lutava contra um câncer antes de sua morte. Sua voz grave e dicção impecável são lembradas até hoje como símbolo de elegância e precisão jornalística.

BERTO FLHO (1940–2016)

Com passagens pelos principais telejornais da Globo, incluindo Jornal Nacional, Fantástico, RJTV e Jornal Hoje, Berto Filho se destacou nas décadas de 1970 e 1980. Sua postura séria e ao mesmo tempo acolhedora conquistou o público. Berto faleceu em 12 de março de 2016, aos 75 anos, vítima de um câncer na garganta que se espalhou para o cérebro. Seu nome permanece como referência de profissionalismo e ética no jornalismo televisivo.

MÁRCIA MENDES (1947–1979)

Uma das primeiras mulheres a conquistar espaço de destaque na bancada do Jornal Hoje, Márcia Mendes era conhecida por sua linguagem leve, próxima do público e por sua postura moderna à frente das câmeras. Natural de Três Lagoas (MS), ela ingressou na Globo em 1975 e rapidamente se destacou. Infelizmente, sua carreira foi interrompida precocemente: Márcia faleceu em 6 de julho de 1979, aos 32 anos, vítima de leucemia. Sua morte comoveu o país e evidenciou o talento que ainda tinha muito a oferecer.

CÉSAR TRALLI, O ATUAL ROSTO DO JH

(Foto: Reprodução)

Hoje, a bancada do Jornal Hoje é comandada por César Tralli, que assumiu o posto em 2021. Com uma carreira sólida no jornalismo da Globo, Tralli é reconhecido pelo profissionalismo e carisma. Seu salário, segundo diferentes fontes, varia entre R$ 120 mil e R$ 520 mil mensais, dependendo de fatores como tempo de casa, participação em outros programas e negociações contratuais.

A história do Jornal Hoje é feita de grandes nomes, talentos memoráveis e, infelizmente, perdas irreparáveis. Cada um desses jornalistas deixou um legado que segue vivo na memória dos telespectadores e nos arquivos da televisão brasileira.

Adeus: Globo confirma demissão de grande nome do jornalismo após 34 anos e atinge até o JH de Tralli

Globo demite grande nome e abala até o Jornal Hoje de Tralli (Foto: Reprodução)
Globo demite grande nome e abala até o Jornal Hoje de Tralli (Foto: Reprodução)

Globo confirmou nesta quarta-feira (23) a saída de Mariano Boni, um dos nomes mais experientes da emissora.

Após 34 anos de carreira, ele deixa o cargo de diretor do gênero Variedades, setor responsável por programas como Mais Você, Encontro, É de Casa, Conversa com Bial e também o Jornal Hoje, que mantém interlocução com a área por integrar a grade matinal.

A decisão foi descrita como planejada e tomada em comum acordo, conforme informou Amauri Soares, diretor-executivo da Globo e dos Estúdios Globo.

LEIA TAMBÉM:

TRAJETÓRIA DE MARIANO BONI NO JORNALISMO

Mariano Boni começou sua trajetória na emissora como produtor do Fantástico e, ao longo das décadas, passou por funções de liderança no Jornal NacionalJornal da Globo e nas redações de São Paulo e Brasília.

Desde 2018, esteve à frente do Gênero Variedades, coordenando coberturas especiais, reorganizações de programação e novos formatos nas manhãs da Globo. Em nota interna, Amauri Soares agradeceu a dedicação de Boni:

“Mariano tem todo nosso reconhecimento, agradecimento e torcida para os novos projetos autorais que pretende desenvolver”.

IMPACTO NO JORNAL HOJE: EQUIPE DE TRALLI PASSA POR MUDANÇAS

Com a saída de Boni, o Jornal Hoje, apresentado por César Tralli, também sofreu alterações em sua equipe. Cláudio Marques, que ocupava o cargo de editor-chefe do telejornal, foi promovido e assume agora a direção de Variedades. Em seu lugar, entra Fernando Rinco, que já atuava como seu braço direito no comando do JH.

A movimentação reforça o vínculo entre o núcleo de jornalismo e os programas de variedades, prática comum na estrutura organizacional da emissora.

Além disso, Fernando Rinco passa a contar com o reforço de Heitor Lannes, que veio da GloboNews para compor a nova equipe do Jornal Hoje.

CLÁUDIO MARQUES É O NOVO DIRETOR DO GÊNERO VARIEDADES

Cláudio Marques traz 33 anos de carreira dentro da Globo, com passagens por afiliadas e pela liderança de programas como o SPTV e o Jornal da Globo. Segundo Amauri Soares, a experiência de Marques com jornalismo local e nacional será determinante para a evolução dos formatos sob sua responsabilidade.

“A partir de agora ele terá a missão de gerir nosso portfólio de programas de atualidade e talk shows. O Gênero de Variedades mantém diálogo próximo e permanente com o jornalismo da Globo. A longa experiência de Cláudio será muito importante para fazer evoluir nossos programas”, afirmou Amauri.

Marques assume com a missão de preservar a audiência das manhãs da emissora, além de integrar formatos jornalísticos e de entretenimento com maior fluidez, mantendo o perfil editorial da Globo.

Diretor Mariano Boni deixou a Globo (Foto: TV Globo)
Diretor Mariano Boni deixou a Globo (Foto: TV Globo)

BONI DEIXA LEGADO EM DIFERENTES FASES DA GLOBO

Ao longo de três décadas, Mariano Boni foi peça-chave em momentos importantes do jornalismo da Globo. Teve papel ativo nas mudanças editoriais da emissora, inclusive em períodos de transição política e cobertura de grandes eventos nacionais.

No Gênero Variedades, atuou diretamente no reposicionamento de programas matinais, além de contribuir para a consolidação do Encontro e a manutenção de formatos tradicionais como o Mais Você, com Ana Maria Braga.

Também foi durante sua gestão que a emissora buscou uma maior aproximação entre conteúdo factual e entretenimento, estratégia que impactou diretamente programas como o É de Casa e, em certa medida, o próprio Jornal Hoje.

Kayra Miranda, repórter do Folha Vitória
Kayra Miranda

Repórter

Jornalista pelo Centro Universitário Faesa.

Jornalista pelo Centro Universitário Faesa.