A estrela do Flamengo quebrou o silêncio ao falar sobre sua orientação sexual em uma entrevista ao Globo Esporte. Ele revelou que, por muito tempo, precisou esconder sua identidade devido à pressão e ao medo de represálias, mas decidiu finalmente abordar o assunto abertamente.
LEIA TAMBÉM:
- Adeus, progressiva com formol: Botox capilar caseiro com 4 ingredientes alisa o cabelo e salva os fios
- Fim do cabelo branco sem amônia: tinta milagrosa com 2 ingredientes de cozinha ressuscita a cor do cabelo
- Eliminam suor dos dias quentes: 4 cortes de cabelo curtinhos e refrescantes para rejuvenescer mulheres 45+
No final de 2024, Emerson Ferretti comentou sobre os desafios enfrentados no futebol por ser gay. Embora o fato dele ter se assumido não seja recente, o ex-goleiro do Flamengo e atual presidente do Bahia sempre se posiciona sobre o tema.
“Bom, eu entendo que isso é um marco no futebol brasileiro, né? Eu fui o primeiro atleta de alto rendimento a falar abertamente sobre a sexualidade. Isso já foi um marco há pouco mais de dois anos atrás, né? E eu acho que era necessário alguém ter a coragem para falar”, declarou.
“Todas as pessoas LGBTs dentro do futebol precisavam, ao longo dos anos da história, precisavam se esconder para poder sobreviver. Eu fui um deles. Eu precisei esconder essa condição a vida toda. E a partir do momento que alguém tem a coragem e fala, você lança luz sobre o assunto, você encoraja outras pessoas”, disse Emerson Ferretti.
Em seguida, o ex-Flamengo ressaltou a importância de sua eleição como presidente do Bahia. “Eu cheguei à presidência de um clube como o Bahia também é um marco, também é o primeiro, também estou sendo pioneiro”, explicou.
QUEM É O NAMORADO DE EMERSON?
Jordan Dafner, além de sua trajetória na dança, com participações em grandes musicais na capital baiana, como Matilda, também atua como jornalista, social media e assessor de imprensa. Sua presença ganhou destaque durante a visita de Beyoncé ao Brasil, reforçando seu envolvimento com grandes eventos culturais.
O relacionamento entre Ferretti e Dafner tornou-se público em fevereiro deste ano, chamando atenção pela discrição. Embora não tenham feito um anúncio formal sobre o compromisso, registros compartilhados nas redes sociais evidenciam a proximidade do casal. Eles foram vistos juntos pela primeira vez na Barra da Siribinha, em Conde, e também na residência de Caetano Veloso, iniciando o ano em um clima de intimidade e celebração.
Jordan Dafner, além de bailarino, se dedica a projetos de comunicação, divulgando conteúdos sobre cultura e lazer na Bahia. Seu apoio ao Bahia, clube presidido por Ferretti, demonstra uma conexão que vai além do profissional, unindo cultura, esporte e paixão pelo time.
QUEM É EMERSON FERRETTI
O ex-goleiro do Flamengo, de 53 anos, nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e marcou seu nome na história do futebol.
Além de brilhar nos gramados por anos, ele também enfrenta outra batalha fora deles. Desde que se assumiu, Emerson Ferretti tem lutado por maior representatividade e, em 2024, foi eleito presidente do Bahia.
A conquista representou a realização de um sonho, mas também trouxe desafios. Ainda assim, Ferretti segue enfrentando tudo de cabeça erguida.
HISTÓRIA NO FUTEBOL
Além disso, o ex-goleiro afirmou que não se incomoda com a repercussão desse aspecto de sua vida. Pelo contrário, entende a importância do tema, já que foi o primeiro a se assumir publicamente.
A partir do momento que eu abri a boca e falei, eu carrego isso comigo. Não me importo, tanto é que eu estou sempre disponível para falar sobre isso porque eu acho importante para a sociedade e para o futebol. Eu acho que é um legado que eu posso deixar fora de campo.
“Eu acho que precisamos ter referências e o Bahia é um clube popular. E a torcida do Bahia existe em pessoas de tudo quanto é tipo. De todas as crenças religiosas, de todas as classes sociais, de todas as cores de pele e de todas as opções sexuais”, acrescentou.
“Bahia precisa abraçar todo mundo e eu acho que a eleição de uma pessoa LGBT é um grande recado para a sociedade. Tomara que o futebol entenda e evolua nesses conceitos sobre tudo isso. Eu acho que a minha eleição é mais um passo e o Bahia está de parabéns por isso. A torcida do Bahia está de parabéns por isso e deve se orgulhar desses posicionamentos do clube”, concluiu Emerson Ferretti.