Uma jovem causou burburinho nas redes sociais ao compartilhar um vídeo criticando costumes típicos do Espírito Santo no TikTok. Julia Ellen, natural de Macaé, interior do Rio de Janeiro, atualmente mora em Cariacica e viralizou na terça-feira (21) ao listar aspectos que considera diferentes e até incômodos em sua experiência em terras capixabas.
LEIA TAMBÉM:
>> Nuvem “disco voador” chama a atenção na Grande Vitória; entenda o fenômeno
>> Calor de 38ºC e risco de temporal: veja a previsão do tempo para o ES
>> Jovens atletas do ES são convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro
No vídeo que conta com 166 mil visualizações e 14 mil curtidas, Julia comentou sobre termos locais, o clima instável e até o sistema de transporte coletivo.
Entre as críticas, destacou o uso da palavra “chips” para biscoitos, a gíria “grito” e a distância entre Cariacica e as praias.
Para começar, eu sou carioca, da região dos Lagos, Macaé. Aqui vocês falam chips, mas chips está no celular, isso é biscoito. Ao mesmo tempo que estou suando, começa a chover. Decide, por favor!, disse.
Embora a jovem se considere “carioca”, apenas quem nasce na cidade do Rio de Janeiro pode ser chamado assim. Pessoas que nascem fora da capital são chamados de fluminense.
Veja o vídeo:
As declarações de Julia Ellen rapidamente ganharam repercussão, mobilizando o influenciador capixaba Renan Mendis, que postou um vídeo defendendo os costumes locais.
Na casa dos outros, visita senta e respeita as normas da casa. Se não está bom, é só mudar de estado, a gente nem faz questão de visita mesmo, disse Mendes, ironizando as críticas de Julia.
Ele também esclareceu que o termo “Transcol” não é uma gíria, mas o nome oficial do sistema de transporte.
Sobre o clima, afirmou que isso é algo fora do controle humano. Mendes ainda rebateu a comparação entre as distâncias para praias: “O problema é seu que escolheu morar em Cariacica. Não é culpa do Espírito Santo.”
Veja o vídeo:
No vídeo de Renan, diversos internautas revoltados comentaram sobre o vídeo da visitante “carioca”. “Eu não admito que falem mal do meu Espírito Santo”, comentou.
“Capixaba comemora mais quando a visita vai embora”, disse uma internauta. “Aqui é o melhor lugar do mundo pra morar”, disse outro. “Pocou na resposta”, outro comentou.
Texto sob supervisão da editora Erika Santos