Após se reunir com moradores do Centro de Vitória e decidir que bares da região devem funcionar até às 23h durante o Carnaval, a prefeitura da capital voltou atrás e revogou a decisão.
Agora, ficará a cargo dos próprios estabelecimentos decidirem o horário de funcionamento durante os dias da folia. Segundo a prefeitura, a nova decisão “garante o lazer e a diversão nos dias de folia para acompanhar os desfiles de blocos autorizados pela municipalidade”.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Inicialmente, a definição do horário de fechamento dos bares do centro da Capital surgiu após uma demanda vinda dos moradores e comerciantes da região.
Nesta semana, os donos dos bares assinaram um termo em que concordam com as regras estipuladas para o funcionamento durante o período entre 17 e 22 de fevereiro.
“Nesta semana, em reunião com a prefeitura, após amplo diálogo, os donos de bares assinaram espontaneamente um documento concordando com o funcionamento até as 23 horas, considerando a quantidade de ocorrências policiais registradas nos anos anteriores (2020 e 2019), assim como o desconforto dos moradores locais com a quantidade de horas de festas no bairro”, informou a prefeitura em nota.
Ainda de acordo com a gestão municipal, a limitação de horário foi debatida na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, que conta com a participação das polícias civis, militar, de membros do Ministério Público e das secretarias municipais de Meio Ambiente, Desenvolvimento da Cidade e Habitação e Vigilância Sanitária.
O que diz a prefeitura sobre a mudança?
Em nota enviada à reportagem do Folha Vitória, a Prefeitura de Vitória disse que não haver qualquer publicação de “ato oficial da municipalidade” que tenha limitado o funcionamento de bares no centro da Capital.
LEIA TAMBÉM: Após quebrar troféu de vice e vídeo viralizar, presidente da São Torquato deixa cargo
Ainda em nota, a gestão do município informou que na última quarta-feira (15), após pedidos de moradores da região e baseado em ocorrências registradas nos anos de 2019 e 2020, realizou uma reunião com donos de bares da região onde foi discutida “democraticamente a alternativa de fechamento dos estabelecimentos às 23 horas”.
Estabelecimentos vão decidir horário de funcionamento
Também em nota, a prefeitura disse que, nesta quinta-feira (16), convidou os comerciantes para um novo diálogo, onde foi decidido que o horário de funcionamento durante o Carnaval será decidido por cada estabelecimento do Centro de Vitória.
Confira a nota na íntegra:
A Prefeitura de Vitória esclarece que não houve publicação de ato oficial da municipalidade limitando o horário de funcionamento de bares no Centro de Vitória.
Na última 4ª feira (15), a partir de solicitações dos moradores da região, com base em números de ocorrências registradas nos anos de 2019 e 2020 e com o objetivo de resguardar a segurança dos cidadãos, foi realizada uma reunião com donos de bares do Centro e discutiu-se democraticamente a alternativa de fechamento dos estabelecimentos às 23 horas. Medida consensualmente acatada por todos os presentes e devidamente registrada em ata assinada por todos.
Seguindo o princípio do amplo diálogo, a municipalidade manteve o permanente diálogo e continuou ouvindo propostas de proprietários de bares e registrou algumas discordâncias, manifestadas após a citada reunião, em relação à limitação de horário.
Dessa forma, nesta quinta-feira (16), a prefeitura convidou os comerciantes para nova rodada de diálogo. Na ocasião, considerando as ponderações apresentadas após a reunião da última quarta-feira, foi anunciado que, seguindo o princípio da livre iniciativa, fica facultado a cada um o horário de funcionamento dos estabelecimentos na região do Centro de Vitória durante o Carnaval.
A medida garante o lazer e a diversão nos dias de folia para acompanhar os desfiles de blocos autorizados pela municipalidade.
Por fim, a PMV informa que a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) vai empenhar o efetivo durante o Carnaval, priorizando eventos dos dias alusivos, em locais estratégicos dos espaços público, como também atuará com videomonitoramento, a exemplo das ações realizadas no Réveillon e no Desfile das Escolas de Samba, que reuniram grande público, de forma pacífica e organizada.