“Não dá pra mim essa vida de trabalhar para as pessoas. Eu quero, realmente, dominar o meu negócio”. Essa foi a frase dita pelo jovem Adam Victor Vieira de Souza, de 17 anos, durante a participação dele em um dos episódios do canal “Geração Empreendedora”, apresentado por Fernando Gregório, e co-produzido pelo Jornal da TV Vitória da TV Vitória/Record TV.
Morador da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o rapaz conta que os conteúdos do canal foram de suma importância para a tomada de algumas decisões na vida empreendedora.
O desejo de mergulhar nesse mercado, segundo Adam, já existe desde muito tempo. Ele contou que aos 12 anos já ajudava o pai, de maneira leve, com obras e serviço de serralheria.
Com o passar do tempo as responsabilidades aumentaram e Adam passou a descobrir formas diferentes de trabalhar. Foi acompanhando o pai, um pequeno comerciante da região, que Adam se interessou pelo empreendedorismo e decidiu, ainda novo, levar essa mentalidade para a vida inteira.
Assiste a live “Geração Empreendedora” com a participação de Adam Victor
Para o apresentador do “Geração Empreendedora”, Fernando Gregório, receber o retorno de um espectador, em especial um espectador tão novo, resume todo o propósito do seu trabalho.
“Confesso que fiquei extremamente emocionado porque faz valer a pena todo o trabalho que fazemos e isso não vale só para mim, mas também para toda a equipe do Jornal da TV Vitória, que é coprodutora desse trabalho”, afirmou Gregório que, mesmo após a live, fez questão de manter contato com o jovem Adam.
Sobre o compartilhamento de conteúdos relacionados ao mundo do empreendedorismo, o apresentador afirma ser de suma importância levando em consideração a mudança que o mercado tem sofrido com a chegada dessa nova geração.
“O mercado mudou bastante. As pessoas que compõem a nova geração de empreendedores se comportam, muitas das vezes, como parceiros e não como concorrentes. Essa geração possui uma visão diferente de mercado e parceria e isso precisa ser incentivado”, enfatizou.
Adam Victor abriu um lava jato aos 15 anos
Encantado pelo empreendedorismo, interessado em ter o próprio negócio e apaixonado pelo mundo automotivo, Adam decidiu abrir um lava jato.
A ideia surgiu durante a pandemia em um período em que ele não estava trabalhando e estudava em uma instituição de Ensino à Distância (EAD), em virtude do novo coronavírus.
Durante participação na live com Fernando Gregório, o rapaz disse que quando começou o negócio, contou com a ajuda de alguns amigos que chegaram a emprestar materiais para divulgar e realizar o trabalho.
Adam lembra que nos dois primeiros dias conseguiu lavar apenas quatro carros, com as doações dos amigos e com sua mão de obra.
“Geração Empreendedora” encorajou o jovem no mundo do empreendedorismo
O trabalho aumentou e o interesse pelo empreendedorismo também. Com isso, foi por meio do canal Geração Empreendedora que Adam encontrou ferramentas que deram ainda mais incentivo e conhecimento para ele investir e se qualificar, não só em sua área de atuação, mas também em sua carreira.
“Eu assisti um vídeo sobre a área da Liderança e aquilo foi um divisor de águas. O vídeo virou uma chave na minha mente e com ele eu aprendi muitas coisas que estou aplicando hoje no meu negócio”, disse Adam.
Sem dar maiores detalhes sobre os planos futuros, o rapaz contou que atualmente busca conhecimento não sobre o mundo automotivo, mas sim sobre como estruturar o negócio de uma maneira mais eficiente.
Ele afirma que conhecimentos da área de Marketing e Finanças estão no radar dele e que, após se sentir seguro em relação a esses temas, pode até abrir novos negócios e investir em empresas.
LEIA TAMBÉM: Posso vender milhas acumuladas no cartão de crédito? Entenda o que diz a lei
Para quem quer começar uma vida empreendedora, Adam Victor tem um recado simples e direto: “Comece com o que você tem e se aperfeiçoe ao máximo”.
O jovem mineiro ressalta a importância da busca incessante por conhecimento, mas lembra que, apesar dos medos, é preciso ter atitude e começar: “Tente agir”, enfatizou o mais novo empreendedor da capital mineira.