Qual é sua semana mais importante do ano? Você sabe responder de primeira? Se você perguntar isso à ginasta Geovanna Santos, ela vai responder que é esta semana atual. A capixaba de 21 anos compete hoje, quarta-feira (23), na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica em Valencia, na Espanha. Parte de uma geração que tem feito história para o Brasil na modalidade, “Jojô” busca também a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris/2024.
Somente as 14 melhores colocadas na classificação do individual geral asseguram vaga na Olimpíada.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Geovanna começou na ginástica aos seis anos, em Pinheiros, no Norte do Espírito Santo. E explodiu de vez em 2021, quando integrou a seleção brasileira de conjunto que venceu o Pan-Americano e, na sequência, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, terminando na 12ª colocação geral.
Em 2022, Jojô migrou para a seleção brasileira individual. Em maio de 2023, fez uma apresentação vibrante na etapa FIG World Challenge Cup, em Portimão, Portugal. Ao som de “Rajadão”, de Pablo Vittar, ela recebeu a ovação do público português. Uma falha na recuperação da fita, no final da apresentação, no entanto, acabou por reduzir a nota, que foi de 28.400. Com isso, a capixaba ficou na sexta colocação.
Já em julho, Jojô brilhou no Campeonato Brasileiro realizado em Campo Grande (MS). A ginasta do Instituto Capixaba Esportivo (Incesp) foi campeã no individual geral e levou ouro também nos aparelhos maças, fita e bola, ficando com a prata no arco.
Ainda este ano, o melhor resultado da capixaba nas etapas da Copa do Mundo foi em Cluj Napoca, na Romênia. Lá, ela ficou em quarto lugar na bola nas finais e em sétimo lugar no individual geral, um resultado histórico para a ginástica rítmica do Brasil.
Torcida por Geovanna começa na madrugada
A programação começa na madrugada desta quarta-feira (23), às 4h30 (horário de Brasília) com as apresentações classificatórias nos aparelhos bola e arco. As finais dos aparelhos acontecem no mesmo dia, a partir das 16h00 (horário de Brasília). Na quinta-feira, às 4h30, acontece as classificatórias dos aparelhos maças e fita, com as finais no mesmo dia, a partir das 16h00.
A final individual geral, que é a categoria olímpica, acontece no sábado (26), às 10h00 (horário de Brasília).
LEIA TAMBÉM: Melhor do Brasil e Top 3 do mundo: quem é Robert Almeida