Agora é oficial! A CBF formalizou, na tarde desta quarta-feira (10), Dorival Júnior como o novo técnico da Seleção Brasileira. A entidade fez o anúncio nas redes sociais e confirmou que o treinador será apresentado nesta quinta (11), às 15 horas (horário de Brasília), na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
O treinador de 61 anos estava no São Paulo em 2023, ano em que foi campeão da Copa do Brasil, e aceitou o convite para assumir o cargo no fim de semana passado.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A oficialização de Dorival já era esperada desde o final de semana, quando a própria direção do São Paulo anunciou a saída do treinador para trabalhar na Seleção. Havia até a expectativa até de que o técnico fosse apresentado pela CBF em entrevista coletiva nesta quarta-feira. Mas o evento acabou sendo marcado para quinta em razão de seguidos compromissos do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em seu retorno à CBF.
O presidente fez diversas reuniões na entidade desde o início de semana, com destaque para o encontro com os presidentes de federações, na segunda-feira, e com os dirigentes dos 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, na terça-feira.
Substituto de Fernando Diniz
O acerto da CBF com Dorival ocorreu após Ednaldo Rodrigues ser reconduzido à presidência da entidade, o que aconteceu após liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente da CBF havia sido afastado no início de dezembro após intervenção do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Ao retornar ao cargo, o dirigente demitiu Fernando Diniz, que tinha contrato até junho para comandar a Seleção de maneira interina, e comunicou o São Paulo sobre o interesse em Dorival Júnior. Com o sonho de treinar o Brasil, ele aceitou a oferta apesar de ter proposta para renovação com o clube paulista.
Na Seleção, Dorival terá a missão de recuperar o time, que vem oscilando desde a saída do técnico Tite, ao fim da Copa do Mundo de 2022. Sob o comando de Diniz, antecessor do novo treinador, o Brasil jogou seis vezes, com três derrotas, duas vitórias e um empate. A sequência ruim, que incluiu três derrotas consecutivas, fez o Brasil despencar na tabela das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A Seleção ocupa apenas o sexto lugar no momento.
A estreia de Dorival Júnior será em março, em dois amistosos contra a Inglaterra, no dia 23, em Londres, e Espanha, no dia 26, em Madri.
LEIA TAMBÉM: Confira a estreia e os primeiros desafios de Dorival na Seleção