Esportes

Como foi o domingo dos atletas capixabas no Pan de Santiago

O boxeador Yuri Falcão venceu na estreia por nocaute e André Stein somou mais uma vitória tranquila no vôlei de praia

Foto: Andrés Pina/Santiago-2023
Yuri Falcão, de azul, encarou na estreia Tyshawn Jones, de Granada, e venceu sem dificuldades

O capixaba Yuri Falcão, de 21 anos, teve uma ´ótima estreia nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Neste domingo (22), o sobrinho dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi Falcão, respectivamente, prata e bronze em Londres/2012,  venceu Tyshawn Jones, de Granada, por nocaute técnico no terceiro round.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Estreante em Pans, Yuri “The Chosen” Falcão luta na categoria até 63,5kg e não se intimidou. O capixaba dominou a luta nos dois primeiros rounds e, no terceiro, fez o árbitro abrir contagem duas vezes. Na segunda vez, o juiz encerrou o combate.

Na próxima fase, Yuri Falcão encara Samuel Contreras, de El Salvador, que venceu Alston Ryan também neste domingo.

“Como eu tinha falado antes, não tem terror nenhum. Estamos treinados, estamos bem, fizemos uma bela preparação de base e é isso aí. A gente vai subir lá pra ganhar todas! É acreditar no trabalho, acreditar nos treinadores e, assim, é isso aí que acontece: vitória! Quando a gente acredita no trabalho, a consequência é a vitória”, comemorou Yuri.

O capixaba tem uma missão a mais em Santiago. Bicampeão brasileiro, ele espera voltar do Chile com a classificação olímpica. Para isso, precisa ir à final da categoria. Um caminho que pode ter ficado menos complicado neste domingo, já que o  cubano tricampeão mundial e medalhista olímpico Lázaro Alvares, que estava na mesma chave de Yuri, foi eliminado por decisão unânime dos jurados pelo canadense Wyatt Sanford, medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano do ano passado.

A responsabilidade de chegar à final para garantir a classificação olímpica, por sinal, não incomoda o “novo Falcão”.

“Não mexe comigo. A gente tá bem confiante, bem treinado, e pra ganhar da gente vai ser muito difícil! Eu acredito! Pode contar que o Brasil vai vir em peso no boxe”.

Yuri contou, após sua estreia vitoriosa no Pan de Santiago, que ouviu os conselhos dos familiares antes da luta.

“Estou sempre mantendo contato com eles e eles comigo. Um abraço pra eles, um abraço pra família que tá sempre me apoiando, sempre mandando energia positiva. E é assim pra gente chegar forte nos campeonatos e trazer resultados bons. Eles dizem ‘vai, campeão! A sua hora chegou’. E é isso aí”.

André Stein vence mais uma

Foto: Jonnathan Oyarzun/Santiago 2023 Via Photosport
George cumprimenta o capixaba André Stein

Outro capixaba entrou em ação neste domingo nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. André Stein e o paraibano George venceram a segunda partida seguida no torneio de vôlei de praia, novamente com facilidade. Na noite deste domingo, eles venceram os colombianos Murray e Noriega por 2 sets 0 (21/15 e 21/10).

Com duas vitórias, André Stein/George voltam à quadra nesta segunda-feira (23), às 18h30, contra os cubanos Diaz e Alayo, valendo o primeiro lugar da chave e a vaga direta nas quartas de final, pulando a fase de oitavas de final.

“O jogo começou muito pegado, eles começaram sacando bem, forçaram o viagem e conseguiram incomodar um pouco. Depois a gente conseguiu subir nosso nível e, no segundo set, conseguiu impor o ritmo desde o começo. Como a gente não joga tanto contra eles e não tem tanto vídeo para estudo, a gente vai conhecendo durante a partida, mas vai mais de acordo com o que a gente faz no jogo. É fazer o nosso bem feito”, analisou André Stein, estreante em Pans.

LEIA TAMBÉM: Veja quem são os atletas capixabas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago