O ala-armador Didi Louzada é o sexto capixaba a entrar em ação nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Ele é um dos 12 jogadores da seleção brasileira masculina de basquete que estreia nesta terça-feira (31), às 17h30, diante do México, em Santiago, no Chile. Após ficar fora da edição de Lima/2019, o Brasil volta ao torneio com vontade de mostrar que a sua tradição precisa ser respeitada pelos adversários.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Natural de Cachoeiro de Itapemirim, Didi Louzada chegou à NBA em 2019, draftado pelo Atlanta Haws, que imediatamente o trocou com o New Orleans Pelicans. O ala-armador de 24 anos de 1,96m de altura acabou emprestado ao Sydney Kings, da Austrália, por duas temporadas. E retornou para finalmente estrear na NBA pelo Pelicans. Também defendeu rapidamente o Portland Trail Blazers, mas a passagem pela NBA foi abreviada com lesões. Hoje, defende o Flamengo.
Veja o vídeo: Didi fala sobre a estreia no Pan de Santiago:
Brasil busca o sétimo título
O Brasil tem seis títulos de Jogos Pan-Americanos no basquete masculino, sendo o último deles conquistado em Toronto/2015. Antes, foi ouro também nas edições de Cali/1971, Indianápolis/1987, Winnipeg/1999, Santo Domingo/2003 e Rio/2007.
Na segunda-feira (29), a seleção realizou mais um treino no Chile, e a confiança para a estreia é grande. O técnico Gustavo De Conti convocou 12 atletas para os treinos/competição. Por não ser um torneio “Data Fiba”, a convocação conta somente com jogadores que atuam no basquete nacional. A exceção é o ala-armador Reynan, do Overtime/EUA.
“É Pan-Americano, ficamos sabendo dos adversários mais próximo da estreia, mas projetamos que precisamos chegar com o mínimo de entrosamento e o mínimo de parte tática para ir evoluindo durante a competição”, avalia o técnico Gustavo De Conti.
LEIA TAMBÉM: Veja quem são os atletas capixabas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago
O caminho no Pan
Participam dos Jogos Pan-Americanos as seleções de Brasil, República Dominicana, México, Porto Rico, Panamá, Argentina, Chile e Venezuela. O Brasil está no grupo com México, Chile e Porto Rico.
Pela fórmula de disputa, serão dois grupos com quatro equipes em cada. As seleções jogam dentro das chaves e as duas melhores avançam às semifinais.
Tabela do Brasil
31/10 (Terça)
17h30 – Brasil x México
1º/11 (Quarta)
20h – Brasil x Chile
2/11 (Quinta)
17h30 – Brasil x Venezuela
Os convocados:
Armadores
Elinho — Corinthians
Scott Machado — Flamengo
Felipe Ruivo — Pinheiros
Alas/Armadores
Reynan — Overtime-EUA
Didi Louzada — Flamengo
Alas
Gui Deodato — Flamengo
Danilo Fuzaro — Minas
Alas/Pivôs
Lucas Dias — Sesi Franca
Gabriel Jaú — Flamengo
Wesley Castro — Sesi Franca
Pivôs
Márcio Henrique — Sesi Franca
Maique Oliveira — Flamengo