Um trabalho minucioso, atento a cada detalhe, que pode fazer diferença no dia a dia das pessoas. Essa é a missão diária da Jakeline Azeredo Santos, cuidadora social de Vitória, que com dedicação ajuda a transformar muitas vidas.
Entre as famílias atendidas por Jakeline está a de Neide Caetano, de 65 anos. A cuidadora acompanha a idosa pelo menos duas vezes por semana, e ajuda em tudo que for preciso, desde pegar um copo d’água, a se locomover pela casa e comer. E, em apenas 30 dias, já tem tido o resultado que mais gosta: ver o progresso da paciente.
“O nosso trabalho de acompanhamento começa cedo. Nós chegamos ainda pela manhã na casa da família e só saímos no final da tarde. Damos todo o suporte necessário. Só que para nós, o mais importante é fazer com que essas pessoas entendam que são capazes. Hoje, a dona Neide, por exemplo, já faz coisas que antes nem a família acreditaria que fosse capaz. Ela anda e toma banho sozinha, se alimenta com os talheres… coisas que antes ela não fazia”, conta Jakeline.
Neide vive com a filha Sirleide Caetano Silva, de 45 anos, que comemora a evolução da mãe.
“Estar bem e ver minha mãe bem faz toda diferença na nossa rotina. Hoje fazemos coisas que jamais imaginei, como um passeio em família, por exemplo. Sei que se tiver alguma dúvida sobre o tratamento da minha mãe ou até mesmo se algo grave acontecer, nós temos a quem recorrer. E o melhor de tudo, é pode contar com esse serviço em casa, tirando qualquer possibilidade de ver a minha mãe novamente em um hospital psiquiátrico”, disse Sirleide.
Minimizar a condição de violação de direitos para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. No atual cenário, em que 23,6% da população do Espírito Santo vive em situação vulnerável, esse é um dos pilares do Serviço Especializado de Atendimento Domiciliar (Sead), oferecido pela Secretaria de Assistência Social de Vitória..
A negligência ou abandono por familiares costuma estar no topo do ranking do perfil de violações que chegam ao Sead. Na sequência, a violência patrimonial e psicológica, seguida de conflito familiar, entre outros.
Só nos últimos dois anos, 942 famílias foram acompanhadas por profissionais do programa, que identificam todas as necessidades de cada família e disponibilizam profissionais especializados para atendê-las.
E o número de atendimentos não para por aí. Quando se fala em acolhimento individual, o número é ainda maior.
Leia também: Após 30 anos, filha supera desafios e resgata o convívio com a mãe
ATENDIMENTOS DO SEAD EM 2022
– 302 famílias acompanhadas
– 698 pessoas atendidas
ATENDIMENTOS DO SEAD EM 2021
– 640 famílias acompanhadas
– 942 pessoas atendidas
O Serviço Especializado de Atendimento Domiciliar, foi implantado há mais de 10 anos e é oferecido pela Secretária de Assistência Social de Vitória. O serviço conta com a atuação de terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, assessores jurídicos, instrutores de oficinas, educadores e, desde janeiro deste ano, passou a contar com o trabalho de cuidadores.
As famílias interessadas conseguem acesso ao serviço por meio dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social. No primeiro momento é feito uma espécie de triagem, em que é identificada os principais problemas.
“Nós fazemos um primeiro acompanhamento, nos aproximamos da família e assim identificamos o que cada um precisa. Se é atendimento de um terapeuta, ou de um cuidador pra ajudar em casa, se é um assessor jurídico pra ajudar no acesso a outros programas. E assim desenhamos a melhor forma de atender a todos de acordo com a sua particularidade”, explicou Viviane Maria Pessoa, Coordenadora do CREAS de Maruípe.
UNIDADES DO CREAS EM VITÓRIA
Vitória conta com três unidades de Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).
Elas oferecem serviços de proteção social especial de média complexidade voltados para famílias e indivíduos com violações de direitos, decorrentes de violência, maus-tratos, negligência, abandono, trabalho infantil, entre outros.
CONFIRA OS ENDEREÇOS
CREAS Região Bento Ferreira – Avenida Carlos Moreira Lima, 451, Bento Ferreira.
CREAS Região Centro – Rua Aristides Freire, 36, Centro.
CREAS Região Maruípe – Rua Dom Pedro I, 43, Maruípe.