Mega portas: a forte tendência na arquitetura moderna
Grandes portas pivotantes, em tonalidades escuras, são destaques na 24ª CasaCor ES
Grandes, imponentes, coloridas e bem resistentes. Foi o tempo em que as portas seguiam aquele antigo padrão branco ou de madeiras. Considerada o cartão de visitas de uma residência, elas ganharam mais status e deixaram de ser apenas uma passagem. Muitas vezes, tornam-se até a protagonista do projeto arquitetônico.
A 24ª CasaCor ES está repleta dessas inspirações. As portas pivotantes - ao invés de ser presa pelo canto, são fixadas por pinos, superior e inferior - em tamanhos generosos, e com tonalidades escuras, reinaram na mostra.
A "Casa Urbana", assinada por Sergio Paulo Rabello, abre-se para os visitantes, reforçando o que está em alta. Seguindo o estilo arquitetônico da fachada da residência, o profissional apostou em uma sofisticada porta pivotante. "As portas são extremamente importantes, além da segurança da casa, elas fazem parte da arquitetura. Elas devem seguir a mesma linha da fachada". O arquiteto trabalhou com uma lâmina preta, fazendo composição com o painel de cobogós preto com formas geométricas, instalado na fachada.
Ao circular pela mostra somos surpreendidos no "Lounge Sunset" com uma outra e mega porta pivotante, de 3 metros de altura por 1,80 metros de largura. O projeto é da arquiteta Cyane Zoboli, que optou pela cor cinza, a proposta dela foi seguir a arquitetura da casa e também de interiores. "A proporção de porta mudou, a tendência é usar a maior possível, principalmente quando se fala em entrada. As portas hoje tem um papel que vão além da função de abertura, muitas vezes elas se parecem com grandes painéis. Com a modernidade e ferragens diferentes, foi possível a flexibilidade aos projetos".
Sergio Palmeira não brincou em serviço e impactou o visitante. Em seu ambiente, a Casa da Ilha, uma mega porta cinza se tornou a estrela do projeto. O destaque, mais uma vez, foi o sistema pivotante. O designer de interiores projetou o eixo no centro da porta, dessa forma ela atinge uma movimentação de quase 360º.
" As portas pivotantes são uma grande tendência de mercado. Elas imprimem uma arquitetura mais moderna, trazem uma linguagem de design mais contemporâneo. Os vãos de aberturas são maiores. e o vão de visão de uma área para outra também aumenta - isso traz elegância. Um conceito estético hoje muito utilizado", explicou Sergio.
Tecnologia - portas inteligentes
Num passado não muito distante, não existiam muitas opções de portas justamente pela falta de tecnologia. O mercado se limitava a portas brancas e de madeiras presas apenas no canto. Mas de uns anos pra cá isso tem mudado. Roberta Drummond, proprietária da Innovare Esquadrias em PVC, foi a responsável por trazer para o Espírito Santo uma tecnologia que permite projetar portas sem limite de tamanho, com cores e texturas diferenciadas e livres de problemas recorrentes.
A tecnologia da Claris Tigre reúne madeira maciça revestida com uma lâmina específica de MDF. Nela é aplicada o WPC (do inglês wood-plastic composites) que consiste em uma resina plástica, com alta resistência a ambientes externos. "Essa resina faz com que a porta se torne impermeável, impedindo que o material rache ou empene com o passar do tempo. Outra vantagem é a proteção também contra cupim. Um produto que reúne funcionalidade, estética e design.", explicou Roberta. Aperte o play e entenda como funciona.
CasaCor ES
Local: Clube Ítalo Brasileiro - Ilha do Boi / Vitória
Data: até dia 17 de novembro
Horário: das 15h às 21 horas
Confira também:
Pedras brutas ganham força na decoração
Pedras populares são exploradas na decoração
Livre, leve e solta! As tradicionais camas com cabeceira estão de volta
Cada um no seu quadrado: Sofá em módulos é tendência na CasaCor ES